Administração - Quinta-feira, 16 de Março de 2023

Prefeito Casagrande participou da Assembleia de Verão da Famurs

Demandas do município de Bozano foram encaminhadas em reunião com vice governador Gabriel Souza

Prefeito Casagrande participou da Assembleia de Verão da Famurs

O prefeito Renato Casagrande participou no início desta semana da Assembleia de Verão da Famurs realizada em Xangrilá - Litoral Norte Gaúcho. Autoridades de todo o Rio Grande do Sul estiveram reunidas na Assembleia de Verão 2023. O tradicional evento da Famurs,  que nesta edição ocorreu na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), em Xangri-Lá, reuniu mais de 700 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e servidores municipais, vereadores e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Da Região da Amuplam - 9 prefeitos participaram do encontro.

Durante o ato, o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, destacou haver muitas pautas em que é preciso estar atento, como a reforma tributária e estiagem. Ele afirmou que é preciso avançar mais e construir pautas importantes, como a implementação dos Escritórios Regionais de Desenvolvimento, uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS para levar mais informações e desenvolvimento para todas as regiões.

Presente na solenidade de abertura, o governador do Estado, Eduardo Leite, declarou em sua fala que tem orgulho de liderar o Estado com a cabeça de quem já foi prefeito. Isso porque é possível pensar, em todas as dimensões, o que afeta a vida do cidadão, seja na educação, saúde, segurança ou alimentação, explicou. Em sua fala, o governador ainda ressaltou as responsabilidades compartilhadas com os demais órgãos do RS; o fortalecimento dos prefeitos e a efetiva mobilização dos gestores; que as administrações municipais estejam alinhadas quanto as novas tecnologias; e enfatizou que se puna aqueles que geram prejuízos aos cofres municipais, utilizando recurso de forma errônea, mas não a imensa maioria que quer fazer a coisa certa, do jeito certo.

Prefeito Renato Casagrande de Bozano, ao lado do vice governador Gabriel Souza e prefeito de Ajuricaba Ivan Chagas

No encontro da Famurs, além do conhecimento e troca de experiências com prefeitos de todo o Estado, o Chefe do Executivo de Bozano Renato Casagrande, aproveitou para encaminhar demandas inerentes ao desenvolvimento do seu município. Neste sentido manteve encontro com o vice governador do Estado Gabriel Souza(MDB), onde, ao lado do prefeito de Ajuricaba Ivan Chagas encaminhou solicitação de recursos para realização da obra de pavimentação da estrada que liga o município de Bozano ao município de Ajuricaba na Linha 14 - Boa Esperança. “Ficamos felizes pela recepção do vice governador Gabriel Souza à nossa solicitação e fomos informados de seu empenho para que consigamos cristalizar este projeto que estamos começando a elaborar. É uma obra que demandará muitos recursos, além da contra partida municipal”, disse Casagrande ao ressaltar que inclusive a ponte existente no trecho será alargada, porém esta, com recursos dos municípios.

O secretário de finanças e planejamento Emílio Stumm também esteve na Assembleia da Famurs acompanhando temas importantes como as parcerias de sucesso entre estado e municípios gaúchos através de convênios. A agilidade e modernização da interface do governo para formalização dos convênios institucionais dentro do Programa Avançar era uma reinvindicação da Famurs encaminhada pelo presidente Paulinho Salerno. O decreto, que oficializa a nova fórmula de gerenciamento dos convênios com as prefeituras, foi assinado, no evento, pelo governador do Estado, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e o presidente da Famurs.

Na Assembleia de Verão, o governo do Estado também destacou o papel dos municípios nos resultados do Primeira Infância Melhor (PIM). Reconhecido mundialmente e com diversos estudos que confirmam os efeitos positivos no desenvolvimento infantil, o PIM ganhou um novo edital, com orçamento de R$1,6 milhão, disponível a partir desta quarta-feira, dia 15/03, para adesão de todos os municípios interessados em melhorar os seus índices de desenvolvimento humano.  No total, foram abertas 2.124 vagas para crianças ou gestantes. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado.  O vice-governador do Estado, Gabriel Souza, antecipou para os prefeitos e prefeitas, durante o jantar de confraternização, na noite de terça-feira, o lançamento do edital, na Saba Atlântida, em Xangri-Lá. “Estamos lançando um novo edital para os municípios, porque precisamos melhorar a vacinação, a nutrição, a saúde e a educação das nossas crianças”, afirmou.

Linha de financiamento junto ao BADESUL e BANRISUL para realização de obras nos municípios, além do prêmio município amigo do idoso, e os desafios do Marco Legal do Saneamento para os municípios, entre outros temas, também foram debatidos.

Gestores municipais da Região da Associação dos Municípios do Planalto Médio acompanharam a Assembleia de Verão da Famurs

Fonte: Assessoria de Imprensa - Famurs/Prefeitura de Bozano