Prefeito Casagrande participou da Assembleia de Verão da Famurs

Administração - Quinta-feira, 16 de Março de 2023


Prefeito Casagrande participou da Assembleia de Verão da Famurs

O prefeito Renato Casagrande participou no início desta semana da Assembleia de Verão da Famurs realizada em Xangrilá - Litoral Norte Gaúcho. Autoridades de todo o Rio Grande do Sul estiveram reunidas na Assembleia de Verão 2023. O tradicional evento da Famurs,  que nesta edição ocorreu na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), em Xangri-Lá, reuniu mais de 700 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e servidores municipais, vereadores e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Da Região da Amuplam - 9 prefeitos participaram do encontro.

Durante o ato, o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, destacou haver muitas pautas em que é preciso estar atento, como a reforma tributária e estiagem. Ele afirmou que é preciso avançar mais e construir pautas importantes, como a implementação dos Escritórios Regionais de Desenvolvimento, uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS para levar mais informações e desenvolvimento para todas as regiões. 

Presente na solenidade de abertura, o governador do Estado, Eduardo Leite, declarou em sua fala que tem orgulho de liderar o Estado com a cabeça de quem já foi prefeito. Isso porque é possível pensar, em todas as dimensões, o que afeta a vida do cidadão, seja na educação, saúde, segurança ou alimentação, explicou. Em sua fala, o governador ainda ressaltou as responsabilidades compartilhadas com os demais órgãos do RS; o fortalecimento dos prefeitos e a efetiva mobilização dos gestores; que as administrações municipais estejam alinhadas quanto as novas tecnologias; e enfatizou que se puna aqueles que geram prejuízos aos cofres municipais, utilizando recurso de forma errônea, mas não a imensa maioria que quer fazer a coisa certa, do jeito certo.

Prefeito Renato Casagrande de Bozano, ao lado do vice governador Gabriel Souza e prefeito de Ajuricaba Ivan Chagas

No encontro da Famurs, além do conhecimento e troca de experiências com prefeitos de todo o Estado, o Chefe do Executivo de Bozano Renato Casagrande, aproveitou para encaminhar demandas inerentes ao desenvolvimento do seu município. Neste sentido manteve encontro com o vice governador do Estado Gabriel Souza(MDB), onde, ao lado do prefeito de Ajuricaba Ivan Chagas encaminhou solicitação de recursos para realização da obra de pavimentação da estrada que liga o município de Bozano ao município de Ajuricaba na Linha 14 - Boa Esperança. “Ficamos felizes pela recepção do vice governador Gabriel Souza à nossa solicitação e fomos informados de seu empenho para que consigamos cristalizar este projeto que estamos começando a elaborar. É uma obra que demandará muitos recursos, além da contra partida municipal”, disse Casagrande ao ressaltar que inclusive a ponte existente no trecho será alargada, porém esta, com recursos dos municípios. 

O secretário de finanças e planejamento Emílio Stumm também esteve na Assembleia da Famurs acompanhando temas importantes como as parcerias de sucesso entre estado e municípios gaúchos através de convênios.A agilidade e modernização da interface do governo para formalização dos convênios institucionais dentro do Programa Avançar era uma reinvindicação da Famurs encaminhada pelo presidente Paulinho Salerno. O decreto, que oficializa a nova fórmula de gerenciamento dos convênios com as prefeituras, foi assinado, no evento, pelo governador do Estado, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e o presidente da Famurs.

Na Assembleia de Verão, o governo do Estado também destacou o papel dos municípios nos resultados do Primeira Infância Melhor (PIM). Reconhecido mundialmente e com diversos estudos que confirmam os efeitos positivos no desenvolvimento infantil, o PIM ganhou um novo edital, com orçamento de R$1,6 milhão, disponível a partir desta quarta-feira, dia 15/03, para adesão de todos os municípios interessados em melhorar os seus índices de desenvolvimento humano.  No total, foram abertas 2.124 vagas para crianças ou gestantes. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado.  O vice-governador do Estado, Gabriel Souza, antecipou para os prefeitos e prefeitas, durante o jantar de confraternização, na noite de terça-feira, o lançamento do edital, na Saba Atlântida, em Xangri-Lá. “Estamos lançando um novo edital para os municípios, porque precisamos melhorar a vacinação, a nutrição, a saúde e a educação das nossas crianças”, afirmou.

Linha de financiamento junto ao BADESUL e BANRISUL para realização de obras nos municípios, além do prêmio município amigo do idoso, e os desafios do Marco Legal do Saneamento para os municípios, entre outros temas, também foram debatidos. 

Gestores municipais da Região da Associação dos Municípios do Planalto Médio acompanharam a Assembleia de Verão da Famurs

Fonte: Assessoria de Imprensa - Famurs/Prefeitura de Bozano

Prefeitura Municipal


Bozano