Administração - Terça-feira, 25 de Outubro de 2022

Município de Bozano terá projeto para votação em cédula da Consulta Popular

Corede definiu os projetos em assembleia geral realizada em Ijuí

Município de Bozano terá projeto para votação em cédula da Consulta Popular

Em assembleia geral realizada ontem(24), à tarde no auditório da Unijuí, o Corede do Noroeste Colonial definiu os cinco projetos que farão parte da cédula de votação da Consulta Popular marcada para ocorrer entre os dias 14 e 23 de novembro deste ano. Mais de 50 entidades, instituições e representantes de prefeituras da região estiveram presentes na reunião.

Conforme o vice-presidente do Corede Fioravante Ballin, a consulta pública destinará para a região neste ano, recursos na ordem de 1,58 milhão e o projeto mais votado da consulta ainda terá um pluss de um milhão e outros R$ 500 mil para a segunda proposta mais votada.

A assembleia definiu como propostas para serem apreciadas pelos eleitores, a implantação de um laboratório de análise de alimentos e produtos desenvolvidos pelas agroindústrias da região do Corede. Na área de direitos humanos e assistência social, a proposta é para a implantação de uma casa de apoio regional para ressocialização de homens em situação de vulnerabilidade social atendidos pela Associação Avinae de Santa Lúcia, interior de Bozano. Neste caso é uma proposta de Bozano e Ijuí, mas que será construída de forma regional com os recursos, já que a instituição localizada em Bozano atende atualmente a cerca de 45 pessoas oriundas de vários municípios da região. A terceira proposta prevê apoio as agroindústrias, fundamentais para o desenvolvimento da região e para a geração de emprego e renda. A quarta proposta é na área do esporte e lazer e prevê a instalação de brinquedos adaptados e acessíveis em parques e praças públicas nos municípios da região. Essa, conforme Ballin, foi uma proposta encaminhada pelo município de Panambi e prevê o benefício também para as Apaes. E a quinta proposta definida pela assembleia geral do Corede, prevê a destinação de recursos para o incentivo ao ciclo do turismo já que a região recentemente passou a integrar a Rota turística das Águas, Culturas e Sabores.

Das cinco propostas definidas para a cédula de votação, as três mais votadas na consulta popular receberão os recursos sendo 40% dos valores para a mais votada, 30% para a segunda e 30% para a terceira mais votadas. “Se tivermos o maior número de votos registrados em alguma destas propostas, o pluss a mais de um milhão de reais também será distribuído na mesma proporcionalidade percentual”, destacou Fioravante Ballin. O valor total a ser destinado para a região é de um milhão e 580 mil reais.