Município de Bozano terá projeto para votação em cédula da Consulta Popular

Administração - Terça-feira, 25 de Outubro de 2022


Município de Bozano terá projeto para votação em cédula da Consulta Popular

Em assembleia geral realizada ontem(24), à tarde no auditório da Unijuí, o Corede do Noroeste Colonial definiu os cinco projetos que farão parte da cédula de votação da Consulta Popular marcada para ocorrer entre os dias 14 e 23 de novembro deste ano. Mais de 50 entidades, instituições e representantes de prefeituras da região estiveram presentes na reunião.

Conforme o vice-presidente do Corede Fioravante Ballin, a consulta pública destinará para a região neste ano, recursos na ordem de 1,58 milhão e o projeto mais votado da consulta ainda terá um pluss de um milhão e outros R$ 500 mil para a segunda proposta mais votada.

A assembleia definiu como propostas para serem apreciadas pelos eleitores, a implantação de um laboratório de análise de alimentos e produtos desenvolvidos pelas agroindústrias da região do Corede. Na área de direitos humanos e assistência social, a proposta é para a implantação de uma casa de apoio regional para ressocialização de homens em situação de vulnerabilidade social atendidos pela Associação Avinae de Santa Lúcia, interior de Bozano. Neste caso é uma proposta de Bozano e Ijuí, mas que será construída de forma regional com os recursos, já que a instituição localizada em Bozano atende atualmente a cerca de 45 pessoas oriundas de vários municípios da região. A terceira proposta prevê apoio as agroindústrias, fundamentais para o desenvolvimento da região e para a geração de emprego e renda. A quarta proposta é na área do esporte e lazer e prevê a instalação de brinquedos adaptados e acessíveis em parques e praças públicas nos municípios da região. Essa, conforme Ballin, foi uma proposta encaminhada pelo município de Panambi e prevê o benefício também para as Apaes. E a quinta proposta definida pela assembleia geral do Corede, prevê a destinação de recursos para o incentivo ao ciclo do turismo já que a região recentemente passou a integrar a Rota turística das Águas, Culturas e Sabores.

Das cinco propostas definidas para a cédula de votação, as três mais votadas na consulta popular receberão os recursos sendo 40% dos valores para a mais votada, 30% para a segunda e 30% para a terceira mais votadas. “Se tivermos o maior número de votos registrados em alguma destas propostas, o pluss a mais de um milhão de reais também será distribuído na mesma proporcionalidade percentual”, destacou Fioravante Ballin. O valor total a ser destinado para a região é de um milhão e 580 mil reais.

Prefeitura Municipal


Bozano