Prática pedagógica da Escola Pedro Costa Beber ganha destaque nacional em Educação Integral.

Educação - Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025


Prática pedagógica da Escola Pedro Costa Beber ganha destaque nacional em Educação Integral.

Prática pedagógica da Escola Pedro Costa Beber ganha destaque nacional em Educação Integral

A Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber, da Rede Municipal de Bozano (RS), conquistou reconhecimento nacional ao ter uma de suas ações pedagógicas selecionada para compor o Mapa de Experiências Inspiradoras em Educação Integral, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que reúne projetos de referência em todo o país.
Ao todo, o MEC selecionou 738 práticas inovadoras de implementação da Política de Educação em Tempo Integral no Brasil. Entre elas está o projeto “Do Prato ao Conhecimento: Um Cardápio de Possibilidades na Escola de Tempo Integral”, desenvolvido pela Escola Pedro Costa Beber. A proposta, que articula alimentação, aprendizagem e desenvolvimento integral, passa agora a integrar o conjunto de iniciativas que podem ser consultadas e replicadas por gestores públicos, equipes escolares e educadores de todo o país.
A Rede Municipal de Bozano iniciou a oferta de Tempo Integral no Ensino Fundamental em fevereiro de 2025, começando pela turma do 2º ano. A proposta é ampliar gradualmente o formato para as demais turmas nos próximos anos.
Para a diretora da escola, Claudia Marchesan, o reconhecimento chega de forma especial “É um prazer enorme termos, já no primeiro ano de implementação do Tempo Integral, uma prática pedagógica sendo compartilhada em nível nacional. Isso demonstra o comprometimento de toda a equipe escolar e reforça que estamos no caminho certo.”
A escola trabalha com um currículo regular e diversificado, que se complementa em diferentes áreas e busca o desenvolvimento integral das crianças. Os momentos vivenciados no dia a dia escolar são planejados pedagogicamente, desde as atividades em sala até os espaços de convivência.
Um dos destaques é justamente o momento das refeições, que vai muito além do ato de se alimentar. As crianças participam semanalmente de aulas com a professora regente, tendo como apoio a nutricionista, explorando novos alimentos, conhecendo suas origens, valores nutricionais e possibilidades culinárias — ação que inspirou a prática reconhecida pelo MEC.
A iniciativa reafirma o compromisso da Escola Pedro Costa Beber e da Rede Municipal de Bozano com uma educação integral que considera a criança em todas as suas dimensões, transformando situações cotidianas em potentes oportunidades de aprendizagem.

Prefeitura Municipal


Bozano