A diretora Claudia Marchesan, da Rede Municipal de Educação de Bozano, participou de uma seleção de casos inspiradores de alfabetização, onde a prática desenvolvida na escola esteve entre os 10 casos inspiradores do Brasil, na série promovida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.
A prática de alfabetização, da Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber, foi apresentada no relato "Compromisso com a Alfabetização: Como a escola vem se relacionando com o ler e escrever?". O vídeo gravado pelo CAEd integrará a edição 2025 da série, que compartilha práticas educacionais inovadoras em Alfabetização.
A iniciativa está alinhada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), programa do Governo Federal que visa garantir a alfabetização até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e recuperar aprendizagens prejudicadas pela pandemia. A escola utiliza avaliações formativas para monitorar o progresso das crianças do 1º ao 5º ano e a partir dos resultados busca implementar intervenções pedagógicas eficazes e significativas.
A diretora destacou a honra de representar Bozano e reforçou a importância do trabalho colaborativo de toda a equipe escolar no compromisso com a alfabetização.
Bozano