A equipe do Executivo Municipal de Bozano e da Defesa Civil Municipal, junto com técnicos da Emater-RS/Ascar analisam neste começo de semana os estragos causados pelas chuvas dos últimos dias no município. Preliminarmente, danos consideráveis foram registrados no município, especialmente na infraestrutura.
Conforme o levantamento inicial, mais de 20 bueiros foram destruídos ou gravemente danificados, dezenas de quilômetros de estradas do interior danificadas, além das duas pontes sobre o rio Ijuí no acesso a Ajuricaba, pela linha São Miguel e comunidade de Boa Esperança, bloqueadas.
Na estrutura da comunidade de Boa Esperança, o nível da água do rio Ijuí segue acima da ponte. Nesta terça-feira, 07, o rio estava 5,87m acima do seu leito normal, mesma realidade na ponte da comunidade de São Miguel, que ainda não dava passagem. Não há previsão de liberação das estruturas.
Também foram registrados danos na agricultura. Apesar dos estragos, não houve impactos humanos. Apenas uma família saiu de sua residência em razão das chuvas, mas a situação já foi normalizada. Após o levantamento dos estragos, o município irá analisar se emite o decreto de situação de emergência. A definição acontecerá no decorrer desta semana.
Bozano