Fiscais do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) estiveram em Bozano nesta quinta-feira, 18, para avaliar as obras de substituição da iluminação pública no município.
No decorrer do ano passado, os equipamentos comuns foram todos trocados por lâmpadas LED, melhorando significativamente a eficiência da iluminação, tanto em qualidade, quanto em economia. A troca foi possível graças ao Procel Reluz, em que Bozano participou no edital da 3ª Chamada Pública de Projetos de Iluminação Pública.
No edital, o município foi contemplado com R$ 302 mil de recursos do Procel Reluz, mais contrapartida de R$ 19 mil do Executivo municipal, totalizando 228 pontos de iluminação nas ruas do perímetro urbano e nas sedes das comunidades de Santa Lúcia e Vila Salto substituídos.
O Procel Reluz
O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel foi instituído pela Portaria Interministerial n° 1.877, em 30 de dezembro de 1985, para promover o uso eficiente da energia elétrica e combater o seu desperdício. É um programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério de Minas e Energia – MME e, desde junho de 2023, executado pela ENBPar.
Sua atuação está em diversas áreas, tais como equipamentos, edificações, iluminação pública, poder público, indústria e comércio, conhecimento, dentre outras. O Procel Reluz é um dos principais programas de eficiência energética no âmbito da iluminação pública do país. Ao longo de 23 anos, o programa eficientizou mais de três milhões de pontos de iluminação pública e beneficiou mais de 1,5 mil municípios brasileiros, trazendo inúmeros benefícios à cidade e ao cidadão.
Em Bozano, nesta quinta-feira, estiveram presentes o gerente do Procel Reluz, da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Alexandre Reis e o Engenheiro Eletricista e Fiscal do Convênio do Procel Reluz, Vinícius Zidan. Eles aprovaram os trabalhos executados. Agora será efetuada a etapa de prestação de contas, para finalizar o projeto de substituição da iluminação pública.
A comitiva do Procel Reluz foi acompanhada pela engenheira civil do município, Jamile Storch, pelo eletricista, Gilberto Batista dos Santos e o prefeito Renato Luis Casagrande.
Bozano