O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Bozano realizou no ano de 2023 o atendimento de 576 pessoas no município, nas diversas atividades promovidas e realizadas pelo órgão de assistência técnica rural. Ao todo, 435 famílias receberam algum tipo de atendimento da Emater, nas mais de 37 atividades planejadas e executadas no decorrer do ano passado.
Os dados constam no relatório de atividades entregue pelos integrantes da Emater/RS-Ascar de Bozano ao Executivo Municipal no fim do ano passado. Conforme o coordenador local do escritório, Lucas Sandri, cinco áreas são o foco de atuação do órgão no município: agroindústrias, bovinocultura de leite, fomento a inclusão social e produtiva, plantas bioativas e segurança e soberania alimentar.
“A Emater/RS-Ascar é a executora, no município, de programas estaduais como o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), Bolsa Jovem, Pró-Milho/RS, Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural (Açudes, Projetos Feaper e Irriga Mais). Também é executora de programas federais como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento necessário para acesso ao Pronaf e do Programa Fomento-Estiagem, que beneficiou 19 famílias de baixa renda”, complementa Sandri.
Em 2023, a Emater bozanense, com apoio da Administração Municipal, realizou ainda o Encontro Intermunicipal das Trabalhadoras Rurais de Ijuí, Bozano e Coronel Barros, na comunidade de Santa Lúcia; o 15º Concurso do Vinho; Curso de Apicultura Básico – Segunda Etapa; Reunião Técnica de Homeopatia e Plantas na Câmara de Vereadores; e encontros de integração dos grupos de mulheres nas comunidades de Vila Salto, Boa Esperança, Linha 10 e na sede de Bozano. Em 2024, as ações seguirão sendo promovidas pelo órgão no município.
Bozano