Os dias com menos presença da chuva e da instabilidade na região em dezembro permitiram que ações externas pudessem ter andamento de forma mais célere. Foi o que aconteceu com a equipe de Obras da Secretaria de Obras e Agricultura de Bozano neste mês de dezembro.
Diversos trabalhos e demandas que estavam represadas em razão das condições climáticas puderam ter sequência no mês. Além de trabalho em estradas, recuperação de danos causados pelas chuvas, limpezas de bueiros e pontilhões e consertos de atoladores, a equipe também conseguiu iniciar a abertura de uma nova cascalheira no município.
Conforme o titular da pasta, Adilson Sandri, com a parceria do produtor Chico Zanetti, foi possível a produção de cascalho para as estradas do interior nos arredores do Rincão de Jesus, no interior do município. Também, com o uso de uma draga, foi realizada limpeza na ponte sobre o rio Ijuí, entre Bozano e Ajuricaba.
“Essa limpeza na ponte conseguimos fazer ainda no início deste mês. Havia uma grande quantidade de galhos secos, troncos de árvores e outros materiais que foram se acumulando nas bases da ponte em razão das últimas cheias do rio. Tivemos ideia de colocar uma escavadeira hidráulica, licenciada para cortar cascalho e que conseguimos um tempo livre da máquina para desencalhar a estrutura. No ponto, conseguimos liberar o fluxo de água, o que auxilia na redução dos resíduos acumulados e ajuda a reduzir o volume de água sobre a ponte quando há cheias do rio”, detalha o secretário.
A equipe da Secretaria de Obras e Agricultura também realizou ações na área urbana, com destaque na colocação da ornamentação natalina do município. Os servidores seguem atuando em período normal nesta semana. A partir de 02 de janeiro, a pasta adotará turno único das 06h30min às 12h30min, seguindo no horário diferenciado de trabalho até o fim do próximo mês.
Bozano