O Prefeito de Bozano, Renato Luis Casagrande, entregou na sexta-feira, 06, durante a solenidade de abertura oficial da XIII Feira Nacional do Peixe Cultivado (Fenape), de Ajuricaba, um ofício do Executivo de Bozano pedindo a revogação de resoluções e portarias que facilitam a importação de leite de países do Mercosul, como Argentina e Uruguai, um dos motivos que impactam na baixa do preço pago ao produtor brasileiro, especialmente o gaúcho e o bozanense.
Na oportunidade, Casagrande, além de participar da abertura, entregou o ofício com o pedido ao deputado federal Pompeo de Mattos, que esteve presente no evento. Conforme o Ministério da Agricultura, de janeiro a maio deste ano, a importação de leite do Mercosul pelo Brasil aumentou quatro vezes, em relação ao mesmo período do ano passado.
Essa realidade, aliada ao aumento no preço dos insumos, além da redução no consumo, conforme indicador citado pela indústria, causam uma baixa no preço médio pago ao produtor que está gerando uma forte crise no setor. Em relação ao ano passado, o preço médio caiu em torno de 30%, sobre uma margem que já vinha apertada.
Diante disso, lideranças políticas têm se mobilizado para auxiliar os produtores. Entre os anúncios já feitos pelo Ministério da Agricultura, esteve a compra de leite de indústrias e cooperativas brasileiras para serem distribuídas em cestas básicas às famílias necessitadas, além do aumento da alíquota de impostos em alguns produtos. Outra medida, foi a anulação de 29 itens de produtos lácteos que tinham redução da Tarifa Externa Comum (TEC) em 10%, por meio da resolução nº353 do Comitê Executivo de Gestão (Gecex), aprovada em 2022.
Porém, mais ações são necessárias para auxiliar um dos setores que mais contribuem para a permanência das famílias no campo. Atualmente, Bozano possui cerca de 50 produtores de leite que seguem na atividade de forma comercial.
Bozano