O município de Bozano que é abastecido por cinco poços artesianos, iniciou nesta semana, na quarta-feira - o racionamento de água para alguns moradores. Em dois poços, o abastecimento está sendo interrompido por pelo menos duas horas. Um dos reservatórios é o que fica junto ao posto de Saúde e que tinha capacidade de vasão de quatro mil litros por hora, mas que em função da estiagem, diminuiu, fazendo com que as bombas pudessem superaquecer. “Por isso a necessidade de fazer o racionamento, buscando evitar problemas técnicos nestas bombas”, explicou o secretário de obras e agricultura Adilson Sandri.
O racionamento, por conta do desligamento das bombas, está atingindo em torno de 70 famílias nas regiões próximas ao Posto de Saúde e também da Escola de Educação Infantil(EMEI).
O desligamento ocorre diariamente das 13h às 15h, como forma de evitar que as bombas de sucção da água tenham problemas técnicos pelo superaquecimento decorrente da baixa vasão dos mananciais. “Em princípio serão duas horas por dia de racionamento nestes dois poços. Esperamos que a chuva retorne em breve e reponha os mananciais, pois se isto não ocorrer, é possível que haja a necessidade de aumentar o período hora estabelecido para o racionamento de água”, explicou Sandri.
Bozano