A Administração Municipal de Bozano, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, com a parceira da Emater, entregou nesta semana mais duas hortas – dentro do projeto denominado Horta Familiar na perspectiva da promoção da saúde mental, educação alimentar e nutricional para famílias em situação de vulnerabilidade social no município de Bozano.
A secretária Michele Sandri, titular da pasta de saúde e desenvolvimento social, destaca que o objetivo é a construção das hortas para famílias que aderiram ao projeto e foram beneficiadas. Neste ano, o projeto contemplou quatro famílias da cidade e interior assistidas pela assistência social e pela saúde.
“tivemos muito êxito na questão tanto da saúde mental , quanto na educação nutricional, e também no desenvolvimento econômico destas famílias que aderiram ao projeto e que foram contempladas. Estas famílias estão bem empolgadas”, disse Michele Sandri.
Conforme a secretária, a parceria com a Emater possibilita à estas famílias o auxílio na construção da horta e a orientação para o cultivo das mudas. As famílias recebem visitas periódicas para o acompanhamento do projeto e o incentivo a produção orgânica. O material para construção é cedido pela administração, com apoio da Secretaria de Obras.
O projeto piloto surgiu neste ano de 2022 a partir da ideia da parceria entre o poder público e a Emater pensando-se inicialmente numa atividade de horta familiar como uma terapia para as famílias em situação de vulnerabilidade social. O projeto se expandiu e as famílias participantes se apropriaram da ideia e estão transformando sua realidade, demonstrando mais autonomia na sua capacidade de produção e realização pessoal.
Bozano