Uma campanha está mostrando às crianças que frequentam a Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber, o caminho que o leite percorre da propriedade rural até o supermercado. O aluno que doar um quilo de alimento não perecível leva para casa o livro, “O menino Davi e a terneirinha Bibi”. Na escola municipal de ensino fundamental Pedro Costa Beber, o lançamento da campanha ocorreu com a presença de alunos, professores, integrantes da prefeitura, da primeira dama Noeli Amorin Casagrande e também do Sicredi e da Emater, parceiros do projeto.
O livro que explica o caminho que o leite percorre desde que sai da propriedade rural, até chegar na casa das pessoas que moram na cidade, foi doado pela autoraMara Helena Saalfeld. Para distribuir os livros doados, a Administração Municipal de Bozano, por meio da Secretaria da Educação, lançou a campanha doe um quilo de alimentos, ganhe um livro. As doações serão posteriormente entregues à famílias em situação de vulnerabilidade social. A professora diretora Cláudia Marquezan, disse que a maioria das crianças que estudam na escola vem do interior e utilizam o transporte escolar; e daí surgiu a ideia com a Emater, Sicredi e Gabinete da Primeira Dama Noeli Casagrande procurando a escola para que fizesse parte da campanha do lançamento do livro com a participação da comunidade escolar e alunos fazendo a doação de um quilo de alimento não perecível.
No lançamento da campanha, teve contação de história para os alunos da escola Pedro Costa Beber. “A gente percebeu a importância de divulgar para as crianças, os caminhos do leite, percebemos o quanto é importante termos essa vivência explicando todo o processo que envolve também a silagem de colostro. É uma ação conjunta educativa e social, por que irá beneficiar pessoas que estão em situação de vulnerabilidade no município de Bozano, que propicia ajudar ao próximo”, disse Liane dos Santos, da Emater.
A primeira dama Noeli Amorin Casagrande, lembrou de suas origens e disse que já tirou leite da forma tradicional, ou seja, manual. Lembrou ser interessante a iniciativa de levar o conhecimento aos alunos, especialmente aqueles que não tem essa vivência na propriedade do interior. “Foi muito divertido e interessante levar este conhecimento às crianças”, disse.
O representante do Sicredi Gustavo Roelser, lembrou que como instituição cooperativa, num momento em que se fala tanto em sucessão familiar, é uma responsabilidade, fazer o trabalho de cooperação com parcerias para levar o conhecimento, ensinamento aos estudantes de forma lúdica, como foi o ato de lançamento do livro e da campanha de doação de alimentos. “Me diverti muito, por que contar histórias é fantástico, a gente relembra o ambiente de escola. É uma revisita ao tempo em que a gente ouvia as histórias. Nós deveríamos contar mais histórias para estas crianças”, disse o representante do Sicredi.
Para a secretária municipal de Educação Mônica Ceccato Tonel, o ato de lançamento foi um sucesso. Ela lembrou que várias crianças que estudam na escola, tem na sua propriedade a produção de leite; e estarem vivenciando essa prática de casa, também na escola, é muito importante.
O livro “O menino Davi e a terneirinha Bibi”, também fala sobre o colostro, primeiro leite produzido pelas vacas, logo que dão cria e como armazenar o produto em garrafas pet. Gisiani Bogorni da Emater, explica que este é um leite mais grosso com mais gordura, proteínas, anticorpos e vitaminas essenciais para a vida dos terneiros. “O colostro é um excedente produto que pode ser guardados em garrafas pet devidamente higienizadas sem a necessidade de resfriamento por no mínimo 21 dias para que fermente e seja utilizado para alimentação dos próprios terneiros da fazenda”, frisou.
Texto produção: Emater - jornalista Cleusa Brutti
Edição: Assessoria de Comunicação - prefeitura de Bozano
Bozano