Campanha Dezembro Laranja busca conscientizar sobre a prevenção ao câncer de pele

Saúde - Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2022


Campanha Dezembro Laranja busca conscientizar sobre a prevenção ao câncer de pele

A Secretaria de Saúde de Bozano está dando início à campanha Dezembro Laranja, que visa conscientizar e orientar sobre o combate  e prevenção ao Câncer de Pele. 

Uma cartilha com orientações foi elaborada e a arte gráfica informa sobre os horários de exposição ao sol que devem ser observados para evitar o aparecimento da doença, orientações sobre roupas, protetor solar e uso de bonés ou chapéu, além de orientações sobre lesões já existentes na pele e como procede, caso as lesões insistam em não cicatrizar. 

A médica Daniela Casagrande, médica clínica geral da Unidade de Saúde de Bozano divulga informações sobre a prevenção do câncer de pele. A campanha foi criada pela sociedade de dermatologia com o intuito de alertar as pessoas sobre a prevenção à doença. “Se você tem uma lesão e quer avaliar, agende sua consulta na Unidade de Saúde”, lembra a profissional no vídeo institucional divulgado nesta semana.

Lembrou que há casos registrados em Bozano, tendo em vista a exposição prolongada ao sol, sem o uso de protetor solar, já que a base da economia do município advém do setor agrícola e estes trabalhadores rurais passam muitas horas expostas aos raios solares, o que aumenta o fator de risco de desenvolvimento da doença. 

“É preciso observar os sintomas e características das manchas que não cicatrizam ou que demoram muito para cicatrizar, manchas que coçam ou sangram, as pintas de nascença que aumentam de tamanho ou mudam de cor e principalmente novas pintas que venham a aparecer no corpo”, alertou. 

Em caso de suspeita da doença, é possível agendar uma avaliação média junto a unidade de saúde de Bozano pelo fone 3643-2104 ou pelo fone watts 9-9641-1919 e 9-8405-5201.

No vídeo veja outras orientações da profissional médica:

Prefeitura Municipal


Bozano