Bozano lança a campanha Doe 1 kg de Alimento Ganhe um Livro Infantil

Educação - Terça-feira, 22 de Novembro de 2022


Bozano lança a campanha Doe 1 kg de Alimento Ganhe um Livro Infantil

A Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Bozano, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo promovem no dia 06 de dezembro a campanha Doe 1 Kg de Alimento Ganhe um Livro Infantil. O livro a ser lançado na escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber é O Menino Davi e a Terneirinha Bibi, da autora Mara Helena Saalfeld.

"Os alimentos arrecadados serão doados às famílias de alunos que estão em vulnerabilidade social e ao Centro de Reabilitação Comunidade Terapêutica Fazenda do Senhor Jesus, que trabalha com reabilitação de dependentes químicos", explicou a extensionista rural da Emater/RS-Ascar Liane dos Santos.

A doação dos livros na escola virá acompanhada de contação de história, às 9h e às 13h30. O Menino Davi e a Terneirinha Bibi conta a história de um garoto que vai visitar a propriedade rural dos tios dele. Durante a visita, Davi conhece a terneirinha Bibi, que recebe uma mamadeira cheia de colostro, um alimento nutritivo produzido pela mãe, logo após o parto. Ao invés de ser jogado fora, como fazem alguns produtores de leite, o colostro é armazenado pelo tio de Davi em garrafas pet e vai sendo fornecido para a terneirinha. A outra parte do leite, produzido pelas vacas da propriedade, é transportada de caminhão até a cidade para alimentar as famílias que compram leite em supermercados.

SOBRE A AUTORA

Mara Helena Saalfeld é médica veterinária, extensionista rural da Emater/RS-Ascar e doutora em Biotecnologia. Mara recebeu o Prêmio Tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil, por sua ideia de fazer a silagem de colostro. A técnica consiste em guardar o colostro em garrafas pet e deixar fermentar por 21 dias. Após esse período, é possível misturar o produto na mesma quantidade de água morna e oferecer aos terneiros.

Assessoria de Comunicação da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br

Prefeitura Municipal


Bozano