Programa de Saúde Bucal envolve alunos e busca estimular hábitos de higiene

Saúde - Sexta-feira, 28 de Outubro de 2022


Programa de Saúde Bucal envolve alunos e busca estimular hábitos de higiene

Alunos das escolas Pedro Costa Beber e São Pio X participam do Programa de Saúde Bucal recebendo orientações sobre a saúde e higienização bucal. Nos encontros mensais recebem dos profissionais da área, orientações sobre a escovação correta, bem como a utilização de flúor e gel dental e ainda visualizam vídeos educativos sobre a importância dos cuidados com a higiene oral, relacionadas com uma alimentação balanceada. O programa acontece há 20 anos e nesta semana os alunos receberam orientações da equipe de saúde bucal da Secretaria Municipal da Saúde. 

Estão envolvidos no programa, 127 alunos da Escola Pedro Costa Beber e 56 alunos da Escola São Pio X desde a pré-escola até o 5º ano. Dentre as orientações que recebem estão, a relação dos fatores causais da cárie - devido a falta de higiene ou uso em demasia de alimentos ricos em açúcares. Há também a avaliação clínica odontológica de todas as crianças no inicio do ano letivo com comunicação aos responsáveis para que procurem atendimento, caso necessitem. 

Conforme a secretária Michele Sandri, da pasta da saúde, o objetivo do programa de prevenção e educação para a saúde bucal é estimular hábitos de higiene oral nas crianças, explicando a importância destes hábitos e suas consequências. Outro fator preponderante é que durante a higienização bucal, os alunos exercitam sua coordenação motora, por meio da repetição da sequência da escovação num local agradável e próprio para eles. 

Prefeitura Municipal


Bozano