Implementado canteiro de paisagismo sustentável na Escola Estadual São Pio X

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 23 de Agosto de 2022


Implementado canteiro de paisagismo sustentável na Escola Estadual São Pio X

Por meio do projeto Mãos na Terra, que é desenvolvido na Escola São Pio X, foi realizada nesta terça-feira no educandário estadual de Bozano a implementação do jardim em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria que desenvolve a ideia do Flores para Todos. Em Bozano, o projeto é apoiado pelo Executivo e também tem como parceiros o Sicredi e a Emater. 

Para a implementação do projeto que está em sua 10ª fase, e equipe PhenoGlad se deslocou de Santa Maria e no educandário deu início ao projeto de Paisagismo Sustentável. Durante a apresentação, o professor Nereu Streck lembrou que o projeto Flores para Todos funciona com parcerias e a prefeitura de Bozano é um diferencial na atividade que está sendo implantada no município. Lembrou da importância dos extensionistas da Emater por que são eles que levam o projeto também para as comunidades do interior. Por fim, agradeceu o empenho de todos os envolvidos, professores, a comunidade escolar, Emater, Sicredi e a prefeitura por acreditarem no projeto Flores para Todos e na equipe PhenoGlad.

A iniciativa que é desenvolvida em 8 estados do Brasil está na 10ª fase e a Escola São Pio X foi uma das últimas a ingressar. O trabalho no educandário foi premiado recentemente com o convite para participar da Expointer em Esteio nos dias 2,3, e 4 de setembro onde no Estande da PhenoGlad apresentará seu projeto Mãos na Terra. 

 A professora diretora Sandra Maffini, se disse emocionada com o momento e destacou como o Flores para Todos despertou o interesse de alunos e suas famílias. Disse que a parceria comprometida conseguiu levar adiante o projeto e principalmente a educação na Escola que atende a 55 alunos de diversas localidades de Bozano. Na Escola Estadual foram constituídos dois canteiros no acesso ao educandário, com projeto arquitetônico paisagístico desenvolvido pela ex-aluna da escola Bruna Bonini. 

Desde 2018, o projeto Flores para Todos já alcançou 269 famílias rurais em 45 escolas do campo em 16 estados do Brasil. Na 10ª fase o projeto tem números expressivos. No plantio de Gladiolos são 18 famílias envolvidas e 5 escolas em 21 municípios. Plantio de Statice há 25 famílias e 6 escolas em 27 municípios. Girassol tem 17 famílias envolvidas e 4 escolas em 19 municípios e a Dália que é cultivada por 5 famílias e tem uma escola participante em 5 municípios. “Para além do envolvimento com o meio ambiente, o projeto Flores para Todos também é um gerador de renda para a família rural”, destacou o professor Nereu Streck.

Em 2023, a Escola Estadual São Pio X completará 70 anos, e um grande evento está sendo organizado para ocorrer no mês de março. Um dia de campo será realizado para celebrar a data elencando o projeto Mãos na Terra da escola que está inserida no projeto da equipe PhenoGlad Flores para todos. “Quando uma escola pública completa 70 anos é preciso celebrar a educação, a ciência e a tecnologia. Na Escola São Pio X vamos fazer um grande evento para mostrar os resultados para a comunidade”, disse Nereu.

O prefeito Renato Casagrande saudou a presença da equipe PhenoGlad em Bozano e ressaltou que sua administração tem buscado fazer o melhor tanto na área da educação, quanto na agricultura familiar. Salientou como importante a parceria com a Emater para o desenvolvimento dos projetos junto as famílias rurais e lembrou que na escola municipal fundamental Pedro Costa Beber o projeto Hortas Geométricas já trabalha com os estudantes a importância do meio ambiente e sua preservação – além das possibilidades de produção do sustento e da renda. “Implementar o Flores para Todos na Vila Salto foi uma boa escolha uma vez que as famílias escolares estão envolvidas e vão contribuir para o sucesso da proposta”, frisou.

Além do prefeito e servidores da municipalidade, também participaram do ato representantes do Sicredi, Emater, 36ª Coordenadoria de Educação, Brigada Militar, professores, coordenadores, alunos e integrantes da comunidade escolar. 

Veja álbum de fotos aqui:https://www.bozano.rs.gov.br/album-de-fotos/foto/3/implementado-canteiro-de-paisagismo-sustentavel-na-escola-estadual-sao-pio-x/page/2

 

Prefeitura Municipal


Bozano