A sexta-feira(12), de agosto foi especial para produtores de vinho artesanal de Bozano. Numa parceria entre o Poder Executivo Municipal, por meio da Coordenadoria de Agricultura e Emater realizou-se na Casa Colonial de Bozano, a 14ª edição do Concurso de Vinho Artesanal de Bozano.
Os dados da Emater apontaram para 78 amostras de vinho escritas para o concurso nas categorias, Diversos, Branco e vinho Tinto - produzidos por 41 produtores inscritos para a competição. Os próprios produtores, além de convidados integrantes da Emater, foram os avaliadores na degustação que iniciou por volta de 17h40 e foi concluída próximo das 20h. Entre atributos observados na avaliação estavam a cor, intensidade da cor, limpidez e fluidez ou formação de lágrimas. As notas variavam para os aspecto turno entre 0 e 3, límpido entre 4 e 6 e brilhante entre 7 e 10, sendo que o máximo da pontuação - conforme explicou o integrante da Emater Lucas Sandri, poderia chegar aos 80 pontos.
Para os vencedores do concurso, a premiação escolhida pelos organizadores foi a seguinte: para 1º lugar uma Pipa de 90 litros e troféu, para o 2º lugar uma Pipa de 60 litros e troféu, para o 3º lugar uma Pipa de 30 litros e troféu, 4º lugar uma dúzia de taças e 5º lugar meia dúzia de taças.
“Foi um evento importante que motiva e fomenta a produção de vinho artesanal em Bozano. A atividade é também geradora de renda na propriedade rural da agricultura familiar e também consiste numa tradição que passa de pai para filhos. O papel do Poder Público é incentivar a produção e o concurso tem este objetivo. Por isso queremos agradecer a todos que participaram do evento e de modo especial aos organizadores da Coordenadoria de Agricultura, da Emater e demais servidores de outras secretarias da municipalidade que se envolveram para realização deste belo evento, além das representações de entidades e instituições importantes de Bozano que estiveram aqui prestigiando o concurso”, destacou o prefeito Renato Casagrande.
Conforme dados da Coordenadoria de Agricultura do município e Emater, em Bozano, são produzidos por ano cerca de 50 mil litros de vinho artesanal. Os vencedores do concurso foram conhecidos pelo público espectador que prestigiou o evento que teve em paralelo a realização do 1º jantar de massas de Bozano. Evento gastronômico colocou cerca de 180 fichas, o que deixou a Casa Colonial lotada. Após o jantar, os organizadores do concurso divulgaram os vencedores.
Na categoria vinhos diversos os vencedores foram:
5º lugar: Valmor Schambelan
4º lugar: César Copetti
3º lugar: Adilson Sandri
2º Lugar: Ademar Aozani
1º lugar: Geraldo Costa Beber
Na categoria vinho Branco os vencedores foram:
5º lugar: Vilson Vilani
4º lugar: Leonira Padoim
3º lugar: Albino Caçavara
2º lugar: Sérgio Casali
1º lugar: Cesar Sonza
Na categoria vinho Tinto os vencedores foram:
5º lugar: Jonei Bao
4º lugar: Geraldo Gelatti
3º lugar: Marli Lizot
2º Lugar: Gederson Mori
1º Lugar: Adilson Sandri
No link abaixo confira as imagens da uma noite memorável em Bozano:
Bozano