Executivo municipal, por meio da Secretaria de Administração realizou na última semana encontro com professores da Escola Municipal Pedro Costa Beber para discorrer sobre o funcionamento e participação do município no Programa de Educação Fiscal. “Foi uma reunião de sensibilização para a retomada do programa em Bozano”, disse a secretária de administração Caroline Mastella, que fez a explanação sobre o programa juntamente com o servidor Gilson Bauer, responsável pelo setor de ICMS do município .
As ações do programa estão sendo retomadas em Bozano e na reunião foram apresentadas aos professores mudanças atinentes a avaliação da educação no 2º e 5º anos do ensino fundamental. O Programa de Educação Fiscal integra um conjunto de iniciativas que buscam fortalecer a cidadania fiscal, combate a sonegação fiscal e envolve ainda outros programas como a Integração Tributária e o Nota Fiscal Gaúcha.
O desenvolvimento do programa e cumprimento de metas resulta no somatório de pontos que, por conseguinte, redundarão em ajuste gradativo do retorno de ICMS para o município e a partir da avaliação do Programa de Educação Fiscal no âmbito das séries participantes das atividades. Um exemplo disso é a reunião realizada com os professores que determina uma pontuação ao município tendo em vista a mobilização, sensibilização dos atores envolvidos na aplicação das atividades inerentes ao Programa.
A partir da reunião, os professores irão desenvolver já no 2º semestre deste ano, ações com estudantes voltadas a Educação Fiscal. Para a semana de 17 a 24 de outubro, está prevista a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação no Rio Grande do Sul(Saers), abrangendo 2º, 5º e 9º anos.
A educação fiscal poderá ser trabalhada em sala de aula com atividades que vão desde a elaboração de jogos, criação de logo para carnês do IPTU e ainda a escolha do mascote do Programa.
O Programa de Educação Fiscal tem ações desenvolvidas nas três esferas da federação e por meio do Programa Nota Fiscal Gaúcha distribui prêmios em dinheiro em sorteios mensais, para o cidadão que tenha seu CPF cadastrado no programa. Os sorteios extras com prêmios que podem chegar a até R$ 250 mil ocorrerão em setembro e dezembro deste ano.
Bozano