Na ultima sexta-feira, 04 de fevereiro, junto as dependências da Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber, ocorreu a formação de merendeiras, realizada pela Nutricionista da Secretaria de Educação e da Secretaria Municipal de Saúde, Cláudia Thomé da Rosa Piasetzki, em parceria com a Emater. A formação contemplou todas as merendeiras e serviçais da rede Municipal e Estadual de Bozano, que tem contato com as cozinhas escolares.
O evento iniciou com a fala de boas vindas da Secretária de Educação, Mônica Ceccato Tonel, no qual agradeceu a presença de todas, e salientou a importância do trabalho em conjunto entre as escolas da rede. Em seguida a extensionista da Emater Liane dos Santos realizou dinâmica com grupo para abrir as falas da nutricionista Cláudia, que abordou sobre a importância da alimentação saudável, Programa nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e as boas práticas de fabricação (BPFs), enfatizando o uso das máscaras como de fundamental importância em função da Covid-19, lavagem e higienização correta das mãos, higienização dos gêneros alimentícios e ambientes.
A Diretora da E.M.F Pedro Costa Beber, Claudia Marchesan, que também esteve presente, enfatizou a importância de dar voz e conversar com as crianças no momento da alimentação, momento este, rico em aprendizagens, sensações, que envolve muito mais do que simplesmente comer. O alimento sempre traz consigo um significado.
O fechamento da formação foi realizado pela Silvane Mattos (UPC Núcleo Cooperativismo), representante da Emater Regional de Ijuí, que abordou o tema “Agricultura familiar e PNAE”, além de ser oferecido um lanche saudável, elaborado pela Nutricionista Cláudia, extensionista Liane e Diretora Cláudia, afim de ampliar os olhares às possibilidades de uma alimentação cada vez mais saudável e criativa. Foram entregues receitas e uma muda de Stévia a cada participante.
Texto: Secretaria Municipal da Educação
Bozano