Assinado convênio para a implantação da Trilha da Mobilidade Ecológica em Bozano

Obras - Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2022


Assinado convênio para a implantação da Trilha da Mobilidade Ecológica em Bozano

O Município de Bozano foi contemplado nos programas do Governo do Estado que preveem a liberação de recursos para desenvolvimento de projetos em prol de oferecer a comunidade espaços de convivência e para atividades que promovam a qualidade de vida. 

O prefeito Renato Casagrande assinou o convênio que versa sobre os projetos para a implantação da Trilha da Mobilidade Ecológica e a sua iluminação com lâmpadas de Led, por meio do programa Ilumina RS.  As obras são realizadas, através da transferência de recursos do Estado com 30% de contrapartida do município, por meio dos projetos “ilumina esporte”, e também o “infraestrutura esportiva”. Os projetos somados preveem investimento de R$ 490.961,62  já incluída a contra partida do município de Bozano. Os recursos são captados junto a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer por meio do Programa de Recuperação de Espaços Esportivos.

Através de uma trilha de 1.000 metros de extensão, com pavimentação de blocos de concreto intertravados, tipo Holandês, o executivo busca oferecer um espaço adequado para a prática do ciclismo e caminhada, o que irá garantir à sociedade o acesso aos direitos previstos na Constituição, como ao lazer e ao esporte. 

O projeto contemplado que já teve sua publicação no Diário Oficial do Estado(DOE), conta ainda com a implantação de Passeio Público dentro das normas de acessibilidade, o qual busca oferecer pleno acesso, as pessoas com alguma necessidade especial.  Além disso, a pista pavimentada será capaz de integrar locais já existentes, como a atual trilha não pavimentada, a Academia de Ginástica, e o parque Infantil.

Ainda conforme a justificativa, a obra promoverá o turismo, uma vez que será um atrativo para a comunidade e as escolas, o que permitirá a apresentação da cultura do município de Bozano às demais cidades promovendo também a geração de empregos

Ilumina RS

O projeto de iluminação que também foi aprovado, e apenas aguarda publicação do DOE prevê a execução de 1.000,00 metros de Iluminação Pública na Trilha da Mobilidade Ecológica, composta por 50 unidades de postes decorativos e luminárias, além da iluminação do pórtico de entrada da trilha, através de luminárias de piso e mangueiras fita. Toda a iluminação será executada através de luminárias de LED, garantindo maior durabilidade, melhor qualidade de iluminação e também proporcionar redução nos custos de energia além da preservação do meio ambiente, pois além de poder ser reciclada, elas não possuem agentes tóxicos. 

A Iluminação deverá ser executada em área verde de propriedade do município, localizada na Rua Augusto Mathias Mundstock, esquina com a Rua Pedro Copetti, no centro da cidade, onde localiza-se a trilha ecológica.

 

 

Prefeitura Municipal


Bozano