Bozano, terça-feira, 04 de outubro de 2022 Telefone (55) 3643-2004

Poss. de Pancadas de Chuva
Instável

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 31 de Maio de 2021

Coordenador de agricultura avalia ações para o fomento a produção em Bozano

Ao completar cinco meses da Administração do prefeito Renato Casagrande, o Coordenador de Agricultura Luiz Antonio  Kinalski fez, neste final de semana, uma avaliação das ações que vem sendo desenvolvidas  pela pasta da agricultura no sentido do apoio e atendimento às necessidades das famílias de produtores rurais de Bozano.

No programa do Sindicato Patronal Rural capitaneado por Valdir Zardin, Kinaliski avaliou como positiva a última safra de soja em Bozano com incremento na produção de grãos superior a 20% em relação á última colheita. O Coordenador disse que os produtores trabalharam muito e tiveram a recompensa do clima favorável que contribuiu substancialmente para a produção de grãos. “A produção que deixou a todos muito felizes é fundamental também para o município, pois redundará no retorno de tributos que depois se reverterão em serviços para a comunidade”, lembrou.

Neste sentido, salientou as atividades que a Coordenadoria de Agricultura realiza para atender necessidades das famílias na propriedade rural. Em parceria com a Emater as ações de incentivo a produção leiteira vem ocorrendo, inclusive com investimentos no melhoramento da genética para o incremento na produção. Bozano tem 67 famílias de produtores rurais que atuam na produção de leite e neste sentido há incentivo para melhorar a produção. “Disponibilizamos á medida das solicitações espalhadeira de calcário, enfardadeira de feno, roçadeiras, semeadeiras e grade niveladora na preparação da produção de insumo para alimentação do gado de leite, além da produção de grãos, como é o caso agora da aveia branca”, frisou Kinalski. A pecuária leiteira de Bozano é responsável pela produção anual de 6,6 milhões de litros de leite com uma população de aproximadamente duas mil vacas que produzem média de 10 litros/dia.

O Coordenador lembrou ainda do planejamento e do investimento para melhorar a condição de trabalho e a produção na pequena propriedade rural reiterando que há a expectativa de incremento de pelo menos 20% na área plantada com trigo no município de Bozano na safra de inverno deste ano. “Mesmo em meio á pandemia a agricultura não pode parar, essa é a mola propulsora da economia do País e principalmente na nossa região que é essencialmente agrícola. Neste sentido a Administração do prefeito Casagrande, por meio da Coordenadoria de Agricultura está á disposição dos agricultores, produtores rurais de Bozano para realização dos serviços que contemplem o desenvolvimento produtivo na propriedade rural”, concluiu Luiz Kinalski.

Edição: Antonio Brito

Portal atualizado em: 04/10/2022 13:37:23