Saúde - Sexta-feira, 02 de Julho de 2021

Serviços na área de oftalmologia do Hospital Bom Pastor beneficiarão pacientes de Bozano

O município de Bozano é um dos sete municípios da região da Amuplam referenciados para procedimentos de média complexidade em oftalmologia no Hospital Bom Pastor(HBP) de Ijuí pelo Sistema Único de Saúde(SUS). A assinatura do convênio com o Estado que credenciou o HBP para realização dos serviços ocorreu na última semana durante uma audiência virtual com presença de várias autoridades, a direção do hospital e também da Secretária Estadual da Saúde Arita Bergmann.

O presidente do Bom Pastor Martinho Kelm disse que os serviços deverão começar nos próximos dias sendo a casa de saúde referência em oftalmologia para procedimentos de média complexidade. Além de Bozano, também foram referenciados os municípios de Ijuí, Catuipe, Jóia, Augusto Pestana, Condor e Pejuçara.

A partir do credenciamento do Hospital Bom Pastor, os sete municípios referenciados, dentre os quais Bozano, terão a disponibilização de 1.600 exames, 420 consultas, 15 cirurgias de média complexidade e 20 cirurgias de catarata por mês na casa de saúde.

O prefeito Renato Casagrande disse que a notícia é alvissareira uma vez que este credenciamento e a referência para Bozano irá diminuir filas de espera e melhorar a qualidade de vida das pessoas tendo em vista o atendimento que estará mais próximo.

A secretária da saúde Michele Sandri lembrou que a referência de procedimentos de oftalmologia para Bozano no Bom Pastor é apenas para serviços de média complexidade. Procedimentos de alta complexidade e serviços de urgência e emergência seguem tendo como referência para Bozano o hospital de Tenente Portela.

Edição: Antonio Brito