Educação - Segunda-feira, 12 de Julho de 2021

Sugestões para o PPA 2022-2025 são apresentadas por alunos da Escola Municipal

Tendo por local a sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal, representantes dos alunos da Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber acompanhados da Secretária Municipal de Educação Mônica Ceccato Tonel e da diretora do educandário Claudia Marchesan apresentaram ao Prefeito Renato Casagrande e a equipe responsável pela elaboração do PPA do município, sugestões de melhorias para o município em ações a serem incluídas no próximo Plano Plurianual(PPA) 2022-2025.

As educadoras explicaram que as ideias externadas pelos alunos representantes surgiram a partir de sugestões de todos os estudantes da Escola Municipal Pedro Costa Beber. A intenção das ações sugeridas é melhorar os espaços de convivência criando ações e desenvolvendo projetos que contemplem atividades de lazer nos diversos segmentos. As ideias surgiram a partir do projeto Cidade Educadora que objetiva, a partir do olhar das crianças, a transformação do município.

Entre as sugestões apresentadas estão a criação de um pórtico para o município de Bozano, criar trilhas junto ao bosque preservado existente no município, construir ciclovias, pista de skate, revitalização da praça de lazer para as crianças e fechar para o trânsito nos finais de semana, a rua em frente ao CTG Passo do Bozano , para que no local possam ser desenvolvidas atividades de lazer para os jovens da cidade e interior criando assim uma área de preservação, lazer e convivência para as crianças.

Os alunos também sugerem que o PPA-2022-2025 tenha recursos destinados a revitalização do setor de iluminação pública do município com a implantação do sistema com lâmpadas de Led.

O servidor Tárcio Thomas que atua na formatação do Plano Plurianual juntamente com a servidora Danielle Lago e também o secretário Darci Schiavo, disse ser interessante esta integração das crianças que, através da Escola tem espaço para trazer sugestões á nível de gestão. “Nós que estamos trabalhando internamente nem sempre temos este olhar externo para questões atinentes ao dia a dia do nosso município, por isso a relevância deste olhar apurado das crianças e jovens que veem possibilidades de investimento para melhorar o ambiente, a cidade e a convivência em harmonia da sua comunidade”, destacou.

As sugestões foram bem recebidas pelo prefeito Renato Casagrande que reiterou sua intenção de continuar trabalhando para desenvolver o município nos diversos setores. O Chefe do Executivo bozanense elencou algumas ações que já estão sendo realizadas, especialmente no que tange a infraestrutura urbana e rural e reafirmou que as sugestões serão avaliadas para possível inserção no Plano Plurianual a ser formatado no ano que vem.

Edição: Antonio Brito