Administração - Terça-feira, 20 de Julho de 2021

Produtores são capacitados para boas práticas na aplicação de defensivos agrícolas

As novas biotecnologias são fundamentais para o manejo sustentável da resistência das plantas daninhas aos herbicidas. Ao mesmo tempo, as boas práticas de aplicação, respeitando as orientações recomendadas são fundamentais para a sustentabilidade do sistema produtivo, evitando problemas de deriva.

Com o intento de levar aos produtores rurais associados e demais produtores do município de Bozano e seu entorno informações sobre este tema, a Cooperativa C-Vale em parceria com a CORTEVA  e a Administração Municipal, por meio da Secretaria da Agricultura de Bozano realiza nesta terça e quarta-feira dias 20 e 21 de julho o Curso de Boas Práticas Agrícolas na aplicação de defensivos para a lavoura. O Coordenador de Agricultura Luiz Kinalski destacou que a Cooperativa procurou o poder público municipal solicitando local para realização do encontro que reuniu nesta terça-feira mais de 30 produtores rurais no plenário da Câmara de Vereadores.

A capacitação sobre as boas práticas agrícolas na aplicação de defensivos está a cargo do engenheiro agrônomo Ruy de Araújo Pinto Júnior e o objetivo do encontro é divulgar o conhecimento técnico sobre Tecnologia de Aplicação(T.A) e as boas práticas agrícolas aperfeiçoando o processo de aplicação, tendo em vista a nova legislação quanto ao uso de herbicidas hormoniais.

Entre outros temas, a capacitação trata dos fatores que afetam a absorção foliar, dos fatores que contribuem para a deriva na pulverização, o uso adequado e o conhecimento dos equipamentos utilizados, e orientações sobre condições de clima adequadas para a aplicação dos produtos entre outros.

O Coordenador de Agricultura de Bozano Luiz Kinalski ressalta a importância da capacitação no sentido de que a utilização de produtos e equipamentos na aplicação dos defensivos seja a melhor possível, evitando perdas e por consequência aumentando a produção no campo com consequente melhoria da renda do agricultor.

Edição: Antonio Brito