Administração - Quarta-feira, 21 de Julho de 2021

Secretária de Educação avalia semestre letivo em Bozano

A Administração Municipal de Bozano, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo divulgou nesta semana um balanço das ações desenvolvidas no primeiro semestre deste ano atendendo aos alunos da educação infantil até os anos iniciais do ensino fundamental. “Mesmo em meio a Pandemia, dentro de um novo modo de viver a Educação, onde muitas coisas tiveram que ser readequadas, repensadas, havendo a necessidade de nos aprofundar, buscamos realizar um trabalho que atendesse as necessidades educacionais primando pela saúde e o bem-estar dos nossos alunos”, lembrou a secretária de educação Mônica Ceccato Tonel.

Foi um semestre de muitos desafios, de acordo com ela, por que uma das primeiras ações desenvolvidas foram os estudos dos protocolos sanitários, conforme orientações do Estado em relação ao âmbito das escolas, onde, foi constituído o Centro de Operações de Emergência em Saúde(COE Municipal). A partir daí foram realizadas discussões conjuntas de normas e práticas sanitárias para um possível retorno, articulando ações de acompanhamento e definição de estratégias de enfrentamento da pandemia. Além disso, também foram feitos estudos e reflexões acerca dos protocolos, adequação da estrutura escolar com equipamentos de proteção individual e coletiva, e entregues kits de Epi´s para cada funcionário e os alunos das escolas.

O Município de Bozano tem duas escolas municipais em atividade; a Escola Municipal de Educação Infantil Bozano que atende 35 crianças matriculadas na Educação Infantil/Creche, com idade de zero a três anos, e a Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber, que atende 114 crianças matriculadas, também com Educação Infantil de idade de 04 e 05 anos e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

“Foram meses desafiadores onde a resistência, resiliência e a coragem dos professores e profissionais da educação que tiveram que se reinventar com o objetivo de continuar fornecendo educação de qualidade e acessível a todos os seus alunos foi provada ”, lembrou a educadora.

A partir da nova gestão do prefeito Renato Casagrande, a secretaria da educação deu ênfase principal na melhoria dos veículos da frota do transporte escolar, após ter a certeza do retorno, e, adequá-los com os equipamentos de proteção e higiene necessários para cumprir os protocolos sanitários. Mônica Ceccato lembra que no inicio do ano letivo material pedagógico impresso foi entregue para os alunos na escola e nas casas daquelas famílias que por alguma particularidade não puderam comparecer para retirar.

Em maio, no dia 17, depois de várias discussões e estudos das equipes das Secretarias Municipais de Educação da região da Amuplam, deu-se início as atividades presenciais na Educação Infantil, três e quatro anos e nos anos iniciais, 1° ano ao 5° considerando a realidade do Município. “Foi um retorno marcado por muita emoção e expectativas, foi e está sendo tranquila a convivência diária, os cuidados um com o outro, sem casos ativos ou suspeitos de Covid-19 dentro do ambiente escolar registrados até o momento, destacou. Também, em parceria com o Conseme,  Amuplam e Unijui, estamos organizando a avaliação diagnostica para os alunos da rede municipal de ensino, objetivando medir as lacunas de aprendizagem provocadas no período pandêmico. Este trabalho será fundamental para o diagnóstico de nossos alunos e balizador para futuras ações e encaminhamentos”, completou.

Outra situação destacada foi a imunização dos profissionais da educação. Vacinação ocorrida na sua primeira etapa no dia 08 de junho, quando professores, auxiliares, serviçais, equipe pedagógica e motoristas, estes concursados e terceirizados, puderam ser contemplados com a imunização.

Na Escola de Educação Infantil os trabalhos também estão sendo realizados diariamente pelos professores e equipe pedagógica planejando as atividades que foram entregues as famílias no primeiro semestre, quando a escola esteve ainda com suas ações voltadas ao ensino a distância e repensando todo o retorno presencial que ocorrerá neste segundo semestre, no inicio de agosto.

“Outro trabalho significativo que a secretaria está desenvolvendo, juntamente com demais secretarias da região da Amuplam são encontros mensais dos secretários para que, juntos possamos estar trocando experiências, e pensando em uma educação de qualidade. Como ainda estamos com protocolos de distanciamento ativos, as demais secretarias da pasta (Cultura, Desporto e Turismo), estão com as atividades temporariamente suspensas, porém a equipe está planejando projetos, para que, assim que, normalizar, possamos estar retomando de forma segura, atividades com a comunidade”, concluiu a secretária Mônica Ceccato Tonel.

Edição: Antonio Brito

Texto: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo