Administração - Segunda-feira, 02 de Agosto de 2021

SMS de Bozano dá inicio a programação alusiva ao Agosto Lilás, mês de prevenção a violência contra a Mulher

A Administração Municipal de Bozano, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social deu início nesta semana às atividades que consistem na promoção e divulgação das ações de combate à violência contra a mulher. As ações estão inseridas na campanha de conscientização tradicionalmente desenvolvida no denominado Agosto Lilás.

As ações têm por objetivo alertar sobre a importância da prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher. Conforme a psicóloga Simone Costa Beber durante o mês de agosto uma série de atividades estão programadas para divulgação de como combater este tipo de violência que pode ser física, patrimonial, moral, sexual ou psicológica.

A Secretaria da Saúde, por meio do setor competente elaborou material gráfico informativo que será entregue à comunidade e também nas escolas do município. Simone lembra que na reunião mensal da Rede de Proteção Social do município que acontece no dia quatro de agosto, quarta-feira, também será feita a entrega do material informativo para as entidades e escolas que estiverem representadas.

Segundo a psicóloga, é fundamental levar a informação à comunidade reiterando os meios em que a violência contra a mulher pode ser denunciada. “A violência doméstica não se restringe apenas ao aspecto físico, tampouco é somente aquela que deixa hematomas nos corpos das mulheres e o objetivo do Agosto Lilás é reforçar a necessidade de combater qualquer tipo de violência contra a mulher  denunciando através do telefone 180 ou na Delegacia de Proteção a Mulher mais próxima. Importante é que as mulheres vitimas de qualquer tipo de violência saibam que não estão sozinhas”, lembrou.

Além da divulgação nos programas de rádio do município de Bozano, o trabalho de educação, conscientização e prevenção também estará sendo divulgado nos grupos de WattsApp.

No hall de entrada da Secretaria Municipal da Saúde um painel foi montado para que os usuários tenham acesso ao material gráfico informativo sobre o Agosto Lilás, mês de prevenção a violência contra a mulher. O trabalho desenvolvido pela Secretaria é multidisciplinar e conta com equipe integrada pela psicóloga Simone Costa Beber, a fisioterapeuta Aline Mafalda, a estagiária da Assistência Social Alana Spanemberg, a auxiliar dentário Daiana dos Santos de Lima, além da Secretária da Saúde Michele Sandri.

Edição: Antonio Brito