Saúde - Terça-feira, 17 de Agosto de 2021

Bozano tem melhor nota na região da Amuplam em avaliação do TCE sobre enfrentamento à Covid-19

Foi divulgado nesta semana o resultado preliminar da avaliação do Tribunal de Contas do Estado no que tange a divulgação dos dados atinentes ao enfrentamento à pandemia da Covid-19 nos 497 municípios gaúchos.

O levantamento leva em consideração a divulgação de dados como local de vacinação, ampla divulgação do Plano Municipal de Vacinação, ordem dos grupos prioritários para imunização, divulgação do vacinômetro com estimativa de pessoas a serem vacinadas, bem como, o número de pessoas já imunizadas com primeira e segunda doses, número de doses recebidas e aplicadas, calendário de vacinação e ampliação da faixa etária contemplada e quantitativo de insumos recebidos, entre outros.

Os percentuais atingidos pela Administração de Bozano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde variaram entre 23% e 59% o que fez com que o município que integra a região da Associação dos Municípios do Planalto Médio(Amuplam) obtivesse a melhor nota entre as 11 cidades da associação municipalista chegando a 9.2 pontos numa escala de 0 a 10. Em relação ao Estado, a pontuação posicionou Bozano entre as 20 cidades gaúchas com melhor pontuação na avaliação.

A ação de apontamento dos dados em Bozano foi realizada de forma conjunta entre a Secretaria da Saúde e Poder Executivo, tendo apoio e orientação do setor de Controle Interno, coordenado pelo servidor Tárcio Thomas.

Para a Secretária da Saúde Michele Sandri o resultado obtido, mesmo que preliminarmente, é fruto da atuação coletiva de toda a equipe de Saúde. “Isso é resultado do trabalho coletivo de toda equipe de saúde a qual cumprimentamos pelo empenho e responsabilidade não apenas no atendimento aos usuários da saúde, mas também na divulgação para transparência de tudo o que estamos fazendo em Bozano no enfrentamento ao Coronavírus. Ainda há pontos que podemos melhorar e já estamos trabalhando nisso”, destacou.

Para o Prefeito Renato Casagrande a avaliação do órgão estadual referenda a seriedade com que o trabalho está sendo conduzido em sua administração na área da saúde. Ele ressalta que o resultado não seria obtido não fosse a competência e responsabilidade dos servidores que estão atuando no setor, desde os que estão na linha de frente de combate a pandemia até os servidores que estão atuando no setor administrativo no apontamento e registro dos dados.

“Vamos continuar trabalhando para atender os anseios da nossa população e em especial no enfrentamento à Covid-19. Porém queremos lembrar que o resultado agora obtido é fruto da responsabilidade nossa como gestores, mas também da conscientização da população de Bozano que tem contribuído muito nesta batalha contra o vírus. A gestão municipal continuará fazendo a sua parte contando com a colaboração dos munícipes para melhorarmos ainda mais estes números”, concluiu.

Edição: Antonio Brito