Obras - Quarta-feira, 25 de Agosto de 2021

PPA é aprovado e prevê receita de mais de R$ 70 milhões em quatro anos

A semana que está em curso teve na Câmara de Vereadores de Bozano a aprovação do Projeto de Lei nº 38 de 27 de julho de 2021 que dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2022-2025.

O Plano Plurianual, agora Lei Municipal nº 1.245 de 24 de agosto de 2021 e que entra em vigor em 1º de janeiro de 2022, é a ferramenta de planejamento que visa a solução dos problemas e demandas socioeconômicas previamente diagnosticados pelo gestor no exercício do seu mandato. O plano que é elaborado no primeiro ano de mandato com vigência a partir do segundo ano do governo eleito prevê uma receita superior a R$ 70 milhões para os próximos quatros anos sendo que para 2022 a projeção é para R$ 16.160.274,17.

Conforme a contadora Danielle Lago, a partir da estimativa da receita são feitas as projeções de manutenções já existentes, como gastos com folha, encargos e manutenção dos serviços públicos, garantindo os valores necessários para essas manutenções. Em relação aos investimentos, a projeção é feita de acordo com o proposto pelo Prefeito, a partir do disposto em seu projeto de governo e que irá se materializar no PPA.

No que concerne a esta questão, a Administração Municipal de Bozano, lembra o Prefeito Renato Casagrande, tem várias propostas para realização no quadriênio dentre as quais, pavimentações de asfalto e calçamento, renovação e ampliação do maquinário da Secretaria de Obras, melhoria e padronização dos passeios públicos, ampliação da Escola de Educação Infantil, construção de um centro de desenvolvimento empresarial, ampliação das praças e espaços de lazer, construção de casas populares e ainda a construção de um pórtico para Bozano, solicitação esta que foi encaminhada em reunião de alunos e professores da Escola Municipal e que é uma demanda da comunidade escolar encaminhada ao Executivo, entre outros projetos.

Relembre: http://www.bozano.rs.gov.br/sugestoes-para-o-ppa-2022-2025-sao-apresentadas-por-alunos-da-escola-municipal/

Ainda conforme Danielle Lago, “o PPA não é uma peça que limita e fixa valores e sim um referencial de planejamento para o período de quatro anos que é revisto a cada ano a partir da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO) e na Lei Orçamentária Anual(LOA)”.

Edição: Antonio Brito