Bozano, terça-feira, 04 de outubro de 2022 Telefone (55) 3643-2004

Poss. de Pancadas de Chuva
Instável

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 09 de Novembro de 2021

Conselho de desenvolvimento elege diretoria e define propostas para a Consulta Popular

O Conselho Municipal de Desenvolvimento esteve reunido nesta semana para delinear assunto atinente ao afinamento das propostas a serem apreciadas para composição da cédula de votação na Consulta Popular deste ano.

Integrantes da Emater, da Secretaria da Agricultura e servidores da prefeitura estiveram no encontro que foi conduzido pela secretária de administração Caroline Mastella e Luiz Kinalski da secretaria da agricultura.

Entre os assuntos discutidos, a reunião definiu as propostas que agora serão submetidas ao crivo do Corede em reunião regional que acontece nesta quarta-feira, dia 10 às 10h. O encontro será realizado de maneira virtual.

Proposta 1 – Aquisição de veículos populares para a Ascar-Emater para prestar serviços de assistência técnica nos municípios do Corede Noroeste Colonial (escolhida pelo Colab, a mais votada) Proposta 3 – Apoiar a Agroindústria Familiar. Proposta 4 – Incentivar a bacia leiteira. Proposta 10 – Desenvolver projetos de apoio a pequenas empresas, microemprendedores individuais, urbanos e rurais, através de cursos de qualificação disponibilizando-os através das Salas do Empreendedor dos municípios. Esta proposta foi escolhida pelos Prefeitos da Amuplam e Sebrae, e confirmada em assembleia municipal.

Proposta 15- O turismo regional intermunicipal aproveitando as riquezas de nossos municípios que possuem além de diversos pontos naturais, cascatas, casas antigas étnicas preservadas, passeios a cavalo em meio a natureza, além de farta culinária de diversas etnias que habitam nossa região noroeste do qual faz parte o Corede Noroeste Colonial.

Condor se destaca a culinária alemã já com pontos de visitas e refeições típicas, além de se destacar a nível de Estado como terra da boa semente com suas Empresas de produção de sementes certificadas. Conforme o Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento o município de Condor é reconhecido no ranking de maior produtor do Estado de sementes certificadas, no ano de 2020 com uma produção bruta de 49.615,61 toneladas safra 2019/2020. Atualmente com três grandes sementeiras, sendo instalada uma quarta sementeira, sendo elas Sementes CostaBeber, Sementes Vanass, sementes Strobel e em breve Sementeira Cotripal demonstrando com isso a pujança regional atraindo com certeza mais turismo para conhecer esses empreendimentos, a cultura e  culinária condorense.

A votação da Consulta Popular deste ano terá votação 100% on-line pelo aplicativo Colab que pode ser baixado pelo Play Store no celular.

Na reunião realizada na sala de reuniões da prefeitura de Bozano o Conselho Municipal de Desenvolvimento também elegeu sua diretoria. Foram eleitos Presidente: Gisiani Bogorni – representando a Emater / Vice- Presidente: Tárcio Ricardo Thomas – representando o Executivo / secretária: Cláudia Caroline Wichinheski Zanetti – Executivo.

Também estiveram presentes na reunião Liane dos Santos – Emater, José Ernesto Galli – STR Gilmar Cazali – STR, e o vereador Elton Schawanke representando o legislativo de Bozano

Portal atualizado em: 04/10/2022 13:37:23