Educação - Sexta-feira, 10 de Dezembro de 2021

Prefeito prestigia mostra pedagógica e recebe demandas na Escola São Pio X

O prefeito Renato Casagrande foi convidado pela direção da Escola Estadual São Pio X de Vila Salto a participar da mostra pedagógica do educandário nesta sexta-feira. Na escola foi recepcionado pela diretora Sandra Maffini e a Coordenadora Pedagógica Mônica Gelatti.

Pode conferir o trabalho desenvolvido pelos alunos das turmas de Crianças Pequenas 1 e Crianças Pequenas 2(CP1 e CP2). As turmas são mantidas pelo município sendo atendidas na Escola da Vila Salto.

Ao lado da secretária de administração e planejamento Caroline Mastella, visitou trabalhos das turmas do Terceiro, Quarto e Quinto anos do ensino fundamental. Cumprimentou o estudante Guilherme Cadori Bonini pelo prêmio recebido de campeão na categoria infanto-juvenil do 1º concurso de fotografia da 36ª Coordenadoria Regional de Educação com o tema “Amizade é”.

Junto aos alunos do 9º ano, conheceu na amostra pedagógica, trabalhos desenvolvidos pelos estudantes no sentido da captação de energia solar e também eólica e ainda projeto na área da agricultura familiar no que tange a produção orgânica de morangos. Casagrande parabenizou os alunos pelos trabalhos e disse que sua administração vem trabalhando para executar projetos importantes na área. “O trabalho que vocês desenvolveram aqui é envolvente por que são temas diretamente relacionados com o desenvolvimento”, comentou.

As alunas Maisa e Tainara do 9º apresentaram ao Chefe do Executivo uma maquete sobre o projeto que desenvolveram no sentido da captação de energia solar. No projeto sobre energia renovável, as estudantes explicaram ao prefeito que a ideia foi prospectar a instalação de placas de captação de energia solar junto ao Centro Administrativo do município. Pelo projeto, o investimento total seria de R$ 68 mil com retorno da aplicação entre três e quatro anos.

As estudantes que estiveram há alguns dias no gabinete do prefeito ouviram do gestor municipal que está nos planos o investimento na área de energia renovável, porém disse que estudos apontarão se o melhor local é o Centro Administrativo ou o Ginásio Municipal de Esportes. Casagrande aproveitou para anunciar que o município de Bozano teve seu projeto para implantação de iluminação pública 100% com lâmpadas de LED, aprovado e que a execução deverá ocorrer em 2022.

Durante encontro com os alunos do educandário, o prefeito Renato recebeu solicitações escritas pelos alunos Vitor e Guilherme. O documento integrou a matéria de português no conteúdo de pronomes, relação de tratamento e escrita oficial. Nas cartas lidas pelos próprios alunos autores, pedidos para que o Executivo invista na iluminação do campo de Vila Salto e entre outras questões, faça a implantação de uma academia ao ar livre para a comunidade. Também foi encaminhada a solicitação para que o município disponha de um local específico para o descarte correto de lixo eletrônico, bem como pilhas e outros materiais recicláveis.

Renato Casagrande agradeceu os pedidos encaminhados e disse que existe a previsão de incremento na coleta seletiva para o ano que vem, bem como anunciou o aguardo de liberação de verba parlamentar em Brasília para proceder a iluminação do campo da Vila Salto, o que poderá ocorrer ainda em 2022.