Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Resultado do IMERS 2023 mantém o município como primeiro colocado na região da Amuplam e o 21º em nível estadual
Divulgado nesta semana pelo Governo do Estado, o Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS) do município de Bozano apresentou evolução em 2023, na comparação com 2022. Conforme os dados, Bozano teve o índice de 79,6017 em 2023, ante índice de 75,7729 em 2022. O resultado mantém o município como o que possui o melhor resultado na região da Amuplam e ocupando a 21ª colocação em nível de Rio Grande do sul.
Os índices são obtidos através das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), que são realizadas por alunos do 2º, do 5º e do 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais. Além disso, o índice passa a representar um percentual maior na alíquota que define quanto cada município gaúcho receberá de retorno de ICMS. No caso de Bozano, os retornos de impostos pelos bons resultados no IMERS começarão a incidir a partir de 2026.
Quanto aos dados estratificados, o desempenho considerado avançado em matemática dos estudantes do 2º ano teve um salto de pouco mais de 60% em 2022 para mais de 90% no ano passado. Já em português, o resultado avançado subiu de 53% para 61% nos dois anos.
Além disso, Bozano teve um aumento significativo no Índice da Qualidade da Alfabetização (IQA), que mede a qualidade da educação dos alunos do 2º ano do ensino fundamental. Neste índice, o resultado de 2022 foi de 83,8462, já em 2023, o resultado subiu para 93,5145.
No Índice da Qualidade dos Anos Iniciais (IQI), que mede a qualidade da educação no 5º ano do ensino fundamental, o resultado permaneceu inalterado, em 75,2941, dentro do nível avançado. Já o Índice da Qualidade dos Anos Finais (IQF), que mede a qualidade da educação no 9º ano do ensino fundamental, o município teve uma leve redução de pouco mais de dois pontos, em razão da redução na quantidade de alunos. Por fim, o Índice de Aprovação (IA), que analisa e média de aprovação dos alunos durante todos os anos do ensino fundamental, o resultado subiu de 98 para 100 entre 2022 e 2023.
A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Bozano, Mônica Ceccato Tonel, destaca o trabalho realizado pela equipe como fator que contribuiu para os bons resultados obtidos pelo município nos dois anos nas provas.
“Estamos muito felizes e orgulhosos mais uma vez. O trabalho para melhorar os índices da Educação em nosso munícipio não param. Muitos são os esforços da equipe de gestores, professores, auxiliares, estagiários e demais funcionários da Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber, para manter e ampliar nossos índices, única escola de Ensino Fundamental na Rede Municipal em Bozano. Durante todo este período de estudos e avaliações, observamos um avanço muito grande em termos de alfabetização, que é um dos nossos focos principais, onde os números do 2º ano em 2022 foram de 83,84 para 93,51 em 2023. Já a avaliação do 5º ano manteve os dados de 2022, devido a turma ter menos de 10 crianças matriculadas em 2023. Estes esforços só mostram que estamos comprometidos e que nossos alunos vêm demonstrando isso através dos números. Bozano vem sendo um exemplo na educação, e a cada ano procuramos melhorar, sempre com apoio da administração municipal, que investe em nossos alunos”, ressalta a titular da pasta.
As provas do SAERS de 2024 serão aplicadas nos próximos dias.
RANKING DO IMERS NA AMUPLAM
.
.
.
R$ 6,40
.
R$ 6,75
.
.