Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Marcado como o mês da prevenção ao suicídio e de valorização da vida, equipe da área da saúde orienta sobre formas de auxiliar quem passa por um problema de depressão
O mês de setembro, na área da saúde, é marcado por uma importante campanha: a da valorização da vida. Intitulado de Setembro Amarelo, a ação busca levantar discussões e realizar ações voltadas à prevenção do suicídio, valorização da vida e da melhora da saúde mental.
A temática é importante, especialmente, no Rio Grande do Sul, porque conforme dados do DataSUS de 2022, o Estado gaúcho é o que possui a mais alta taxa de suicídios no país, com 12,4 mortes por 100 mil habitantes, o dobro da média nacional.
Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social, Habitação e Meio Ambiente de Bozano, realiza durante todo o mês ações que reforçam formas de se buscar o atendimento necessário, quando a questão é a saúde mental.
Com o lema de “ao invés de um ponto final, vamos usar uma vírgula e tenha empatia; não julgue; entenda; encoraje.”, desde o início de setembro atividades de orientação são realizadas com o público atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) e seguirão até o fim deste mês.
Para isso, as profissionais da saúde orientam que a UBS seja buscada sempre que algo não estiver normal. “Lá há profissionais capacitados para lhe auxiliar nesse momento difícil”, destaca a equipe da pasta.
Não julgue, ajude!
Outra orientação muito importante é evitar julgamentos. “Ouça o desabafo da pessoa sem criticar. O depressivo tem dificuldade em ver o seu valor e criticar a pessoa mesmo com boa intenção pode reforçar esse sentimento”, é uma das principais orientações das profissionais. Os atendimentos na área de saúde mental podem ser buscados normalmente na UBS bozanense durante este e em todos os meses do ano.
.
.
.
R$ 6,40
.
R$ 6,75
.
.