Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Município conquistou pontuação considerada importante, reconhecendo o bom trabalho que é realizado pelos profissionais do setor
Outra boa notícia para Bozano foi obtida na semana passada, após a divulgação do ranking do Índice da Educação Municipal do Rio Grande do Sul (Imers), que mede a qualidade da educação entre os municípios gaúchos.
Bozano conquistou a oitava colocação no Estado, estando a frente de grandes e importantes cidades gaúchas, com pontuação de 76,0472. O resultado comprova o bom trabalho na área da educação que é feito pelos profissionais da educação da Administração Municipal de Bozano.
“Desde que assumimos a gestão, estamos investindo na qualificação dos profissionais e aplicando provas diagnósticas anuais que são balizadoras do planejamento da equipe para sanar as lacunas que a pandemia trouxe. Ver os resultados e estar entre os 10 municípios no RS com as melhores notas nos mostra o empenho e dedicação dos professores e o esforço dos nossos alunos na busca pela melhora da educação, tendo sempre como meta a qualidade de ensino para todos. Estamos orgulhosos e buscando melhorar ainda mais nossos índices”, destaca e comemora a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Bozano, Mônica Ceccato Tonel.
O resultado do Imers irá compor o indicador da Participação no Rateio da Cota-Parte da Educação (PRE), ou seja, quanto maior o número, mais retorno de recursos por parte do governo do Estado é feito ao município. A legislação foi aprovada em 2021 e coloca mais peso na qualidade da educação, entre os índices que determinam o repasse de recursos de ICMS às cidades gaúchas.
O Imers é calculado a partir dos resultados das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), aplicadas oficialmente pela primeira vez no ano passado.
Quatro índices compõem o Imers: o Índice da Qualidade da Alfabetização (IQA), mensurado com base na avaliação do 2° ano do Ensino Fundamental da rede municipal; o Índice da Qualidade dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (IQI), mensurado com base na avaliação do 5° ano do Ensino Fundamental da rede municipal; o Índice da Qualidade dos Anos Finais do Ensino Fundamental (IQF), mensurado com base na avaliação do 9° ano do Ensino Fundamental da rede municipal; e o Índice de Aprovação (IA) de todos os anos do Ensino Fundamental da rede municipal. Bozano registra os melhores resultados entre os anos iniciais da educação básica, com IQA de 83,8462 e IQI de 74,000.
O município também recentemente foi reconhecido como o melhor colocado a nível de Brasil, entre as cidades de até 100 mil habitantes, no ranking que mede a qualidade da informação contábil.
.
.
.
R$ 6,40
.
R$ 6,75
.
.