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Educação - Terça-feira, 27 de Junho de 2023

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Incentivo à leitura desde a infância

Projeto “Ler, contar e encantar” desenvolve nas crianças da EMF Pedro Costa Beber o hábito e o gosto pela leitura


Uma iniciativa de incentivo e reforço no hábito da leitura entre as crianças é desenvolvida na Escola Municipal Fundamental (EMF) Pedro Costa Beber, de Bozano. O Projeto Complementar “Ler, contar e encantar”, envolve crianças da Educação Infantil – Pré-Escola e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

 

O projeto conta com várias ações tendo como destaque a “Parada Literária” que acontece semanalmente, onde todos param por 20 minutos para realizar leituras. “A escola também disponibiliza um carrinho com livros, nomeado como “Literatura em Movimento”, que passa em todas as salas disponibilizando livros para leitura, uma forma lúdica de ter contato com as literaturas disponíveis na biblioteca da escola. Além disso, a cada quinze dias, na “Parada Literária”, com as turmas da Educação Infantil, 1º e 2º anos, sob a organização da profissional Josiane Walhbrinck, uma das responsáveis pelo projeto. A educadora realiza contação de histórias, criando um ambiente de suspense, encantamento, surpresa e emoção, no qual o enredo e os personagens ganham vida com a participação das crianças”, destacam as integrantes da EMF Pedro Costa Beber. 

 

Incentivar nas crianças o gosto pela leitura é uma das metas da iniciativa, como destaca a diretora da escola, Claudia Marchesan. “O objetivo do projeto é instigar a imaginação, a criatividade, a oralidade e incentivar desde a infância o gosto pela leitura, contribuindo na formação da personalidade da criança. A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. Por meio dela é possível criar a cultura da leitura, antes mesmo da alfabetização”, salienta a profissional. 

 

Além disso, o apoio das famílias é fundamental para que o hábito da leitura seja incrementado. “O projeto que teve início no ambiente escolar, precisa do apoio das famílias para atingir todos os objetivos propostos para a formar crianças que leem fluentemente e compreendam aquilo que os textos estão comunicando”, finalizam os coordenadores pedagógicos Alessandra Correa e Tiago Meggiolaro. 

 

A escola acredita no potencial deste projeto propiciando às crianças momentos que possam despertar o gosto pela leitura, o amor aos livros, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. Sem ler, não é possível pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se.

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