Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 17 de Abril de 2023

Abertura de açudes tem sequência em Bozano

Semana deverá ter a conclusão de mais dois, elevando para 7 o número de reservatórios abertos de um total de 12 contratados

Abertura de açudes tem sequência em Bozano

A Administração Municipal de Bozano está dando sequência as ações para a abertura de micro açudes para atender necessidades de famílias de produtores rurais atingidos pelos efeitos da estiagem de 2022.

Até o momento, conforme levantamento da Coordenadoria de Agricultura e Emater de Bozano, pelo menos cinco açudes estão prontos e há outros dois em fase de acabamento, elevando para 7 o número, de um total de 12 a serem abertos. Dentre os açudes estão os das propriedades dos produtores rurais Irani Casali, Ireno Cadore e Rivelino Pereira. Luiz Kinalski, coordenador municipal de agricultura disse que duas retroescavadeiras estão trabalhando - para dar mais celeridade a ação. A expectativa agora é de que ocorram chuvas regulares a fim de encher os reservatórios.

Os recursos para a abertura dos açudes, são oriundos do Convênio FPE nº 918/2022, Processo nº 22/1500-0001485-3 celebrado entre o Município de Bozano e o Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a Associação Riograndense de empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER/RS. O serviço será prestado nas propriedades rurais nas localidades indicadas no Plano de Trabalho, dentro do território do Município de Bozano beneficiando 12 famílias de agricultores que foram definidas pela Emater em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Secretaria Municipal de Obras e Agricultura de Bozano.

A previsão é de que a abertura dos 12 açudes esteja concluída até o final da primeira quinzena de maio, em que pese o prazo contratual da finalização da obra ser maior.