Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Fotografia do município mudou e os investimentos não param nos diversos setores, contemplando anseios da comunidade bozanense
Ao completar 27 anos de emancipação e 23 anos de instalação político administrativa, a atual administração de Bozano trabalha com foco em atender as necessidades primordiais de sua população, investindo em melhorias fundamentais para o crescimento do município.
Prefeito Renato Casagrande, ao lembrar da passagem do aniversário de Bozano que transcorre no domingo, dia 16 de abril, citou as obras de calçamento que foram e estão sendo realizadas, as parcerias com municípios próximos, fazendo alusão a ligação entre Bozano e Ajuricaba, através da Linha 14, Boa Esperança que deverá receber obra de calçamento em cinco quilômetros de suas extensão. Disse que passados cerca de dois anos e meio de seu mandato, trabalha com o objetivo de destacar Bozano a nível regional com pensamentos objetivos. Neste sentido lembrou a localização do município que é cortado pela BR-285 estando muito próximo de Panambi e de Ijuí. Lembrou que ao Norte de Bozano está Ajuricaba e ao Sul está Pejuçara; e assim lembrou obras como o calçamento que liga à comunidade de Santa Lúcia e que deverá estar concluído até o mês de julho. Salientou a parceria com Ajuricaba com a ideia de fazer a obra de calçamento da estrada da Linha 14 que liga Bozano ao município vizinho, a começar pela obra que será realizada até a comunidade de Boa Esperança, num investimento que redundará em 30 mil metros quadrados de pavimentação com pedra irregular. “Será uma estrada pavimentada com cinco quilômetros de extensão por seis metros de largura”, disse.
O chefe do Executivo Bozanense ao falar mais sobre obras, destacou a trilha da mobilidade ecológica que também está em fase de conclusão, as obras do programa Pavimenta do Estado que em Bozano contemplou oito ruas, fazendo com que quase 100% do perímetro urbano de Bozano esteja asfaltado. Falou de investimentos com recursos próprios e lembrou obra de asfalto que será feita na rua Jonas Schwanke e da pavimentação de uma única rua no município que ainda é estrada de chão, a rua Antonio Felix, reiterando que ambos os projetos estão prontos. “De obras, Bozano está bem adiantado perante às necessidades da comunidade”, frisou.
Sobre projetos futuros, Casagrande destacou novo projeto encaminhado por meio do Programa Pavimenta ao Governo do Estado. O objetivo é a captação de recursos para obra de calçamento da rua leva ao Cemitério Municipal e da rua André Bágio. Há a busca de recursos também para pavimentação asfáltica da rua Gabriel Cossetin na localidade de Vila Salto. Há também o projeto para calçamento de rua na Linha 1 próximo do acampamento Batista, sendo necessário para a obra, a liberação de recursos de emenda parlamentar. Ainda sobre obras e agricultura destaca-se os investimentos feitos na aquisição de equipamentos, veículos e caminhão para atender aos anseios da comunidade da cidade e do interior. Para a saúde, além de um Fiat Argo, também uma Pick-Up Toro foi adquirida, para as obras um caminhão e uma retroescavadeira e para a agricultura roçadeira hidráulica, e multi plantadeira foram adquiridos.
Ao falar sobre Saúde e Educação, Renato Casagrande destacou investimentos feitos, por exemplo, para atender às demandas por exames e consultas especializadas aos usuários de Bozano, as parcerias com o HCI e o Hospital Bom Pastor e das ações desenvolvidas pelos profissionais da saúde no sentido da conscientização e enfrentamento à pandemia da Covid-19 e mais recentemente para o combate a Dengue. Lembrou da obra a ser desenvolvida para revitalização do posto de saúde, além de recursos investidos para revitalização da frota que atua no atendimento às demandas. “São investimentos com recursos próprios e de emendas que estamos aplicando no sentido de propiciar comodidade, bem-estar e resolutividade nas politicas públicas da saúde”, destacou. Disse que Bozano também se credenciou para a busca de recursos para estruturação do Posto de Saúde, por meio da Rede Bem Cuidar.
Na Educação, Casagrande salientou o compromisso da atual administração com a qualidade do ensino e a valorização dos professores e trabalhadores da educação. Ressaltou investimentos feitos para revitalização de ambientes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Costa Beber, com pintura da escola e também a obra de ampliação de espaços para a Escola Municipal de Educação Infantil. Ações desenvolvidas com recursos próprios no intento de melhorar a infraestrutura trazendo mais conforto ao ambiente escolar.
Sobre Assistência Social, ressaltou projetos na área da habitação com a construção em andamento de duas unidades habitacionais, e outros projetos futuros que buscarão contemplar a demanda existente em Bozano. Neste sentido disse que nesta semana esteve na Secretaria de Habitação do Estado protocolando solicitação para recursos a fim de desenvolver projeto habitacional no município. Lembrou do projeto que prevê a construção de 10 casas e que no segundo semestre deverá haver a definição da forma de construção das unidades. Sobre a estiagem lembrou que o município está com inscrições abertas para que famílias ligadas a agricultura possam efetivar sua solicitação de cestas básicas que serão distribuídas, a partir do repasse de recursos do Governo do Estado que reconheceu a situação de emergência no município de Bozano devido as perdas provocadas pelo déficit hídrico.
Sobre desenvolvimento econômico, salientou a obra de pavimentação da rua paralela a BR-285 num trecho de aproximadamente dois quilômetros - demanda que está tramitando junto ao Dnit e que deverá ser realizada nesta gestão. É uma obra, segundo o prefeito, que fomentará o desenvolvimento e atrairá investimentos empresariais, dentro do propósito da gestão municipal da geração de emprego e renda com novos empreendimentos em sua área industrial. “A paralela da BR-285 terá extensão desde o posto de recebimento da Cotripal, até o posto de combustível de Bozano e na área industrial de cinco hectares que já adquirimos, estamos planejando simultaneamente várias pequenas obras. Assim como irá sair as paralelas, estamos buscando o fracionamento da área e terraplanagens dos lotes para atração de pequenas e médias empresas que tragam desenvolvimento e resultado econômico para o município de Bozano”, destacou reiterando a importância da parceria com a Ceriluz, que no projeto, fará a implantação de quase três quilômetros de rede trifásica para contemplar as necessidades do parque industrial.
Veja mais sobre Bozano:
.
.
.
R$ 6,40
.
R$ 6,75
.
.