Educação - Segunda-feira, 13 de Março de 2023

Servidores da Educação tem treinamento sobre primeiros socorros

Capacitação foi desenvolvida junto à Câmara de Vereadores de Bozano com presença de integrantes do Samu Salvar

Servidores da Educação tem treinamento sobre primeiros socorros

Na última semana estiveram reunidos junto ao auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Bozano, professores, auxiliares, estagiários, serviçais, motoristas e Equipe da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo do Município de Bozano para Primeira Formação de Primeiros Socorros com a Equipe do Samu Salvar de Ijuí, ministrado pelos profissionais Carla Mello e Fabricio Bastos de Souza.

A equipe pode acompanhar todas as informações repassadas sobre primeiros socorros, como funciona a base do Samu – que é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, programa que tem como finalidade, prestar socorro à população em casos de urgência e emergência – Ijuí hoje conta com 2 veículos. O numero 192 pode ser discado por qualquer telefone, gratuitamente, que a ligação cairá na base em Porto Alegre, atendimento este imediato por um técnico da Central de Regulação, que identifica a emergência e imediatamente transfere para o médico regulador, que conforme a emergência desloca a unidade, tendo sempre as ligações gravadas, para melhor atender cada situação. (lembrando que nem todos os chamados são de competência do SAMU).

Durante a noite, foi possível ter conhecimento teórico e prático de quando se é necessário o chamado da Equipe do Samu e como proceder até a chegada do Socorro. Foram abordados fatos e exemplos relacionados a ocorrências com crianças, que são nosso público, no que diz respeito a quedas/traumas, engasgos, paradas, choques elétricos, queimaduras, alergias e qualquer outro acidente com gravidade.
A equipe da Secretaria de Educação e escolas agradecem a disponibilidade da Carla e do Fabrício e do Samu Ijuí, por estarem conosco na noite de ontem, bem como a presidente da Câmara Municipal de Vereadores Sandra Raquel Ceccato pela disponibilidade do espaço.