Meio Ambiente e Agricultura - Sábado, 25 de Fevereiro de 2023

Assinado contrato para obra de abertura de açudes em Bozano

Trabalho será realizado por meio de convênio entre o Município e o Estado

Assinado contrato para obra de abertura de açudes em Bozano

A Administração Municipal de Bozano assinou nesta semana o contrato que prevê a realização da obra de abertura de açudes para atender famílias de produtores rurais atingidos pelos efeitos da estiagem de 2022.

A licitação foi realizada para a contratação de empresa para a execução dos serviços de 288 horas máquina de escavadeira hidráulica sobre esteiras para a escavação de 12 micro açudes de acordo com Plano de Trabalho. Foi vencedora a empresa RH Terraplenagem e Serviços Ltda e o valor do investimento é de R$ 97.920,00. “Serão em torno de 24h por açude e as obras já iniciam na semana que vem. A ação vai contemplar 12 agricultures para abertura de açude, disse Luiz Kinalski, coordenador de agricultura.

Os recursos são oriundos do Convênio FPE nº 918/2022, Processo nº 22/1500-0001485-3 celebrado entre o Município de Bozano e o Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a Associação Riograndense de empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER/RS. O serviço será prestado nas propriedades rurais nas localidades indicadas no Plano de Trabalho, dentro do território do Município de Bozano beneficiando 12 famílias de agricultores que foram definidas pela Emater em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Secretaria Municipal de Obras e Agricultura de Bozano.

A demanda que será atendida agora, ainda está relacionada aos impactos causados pela estiagem na última safra, em 2022. As famílias contempladas serão beneficiadas com até 24h máquina para a abertura dos reservatórios de água para enfrentamento a eventuais momentos de seca, como o que está ocorrendo nos últimos dias. O prefeito Renato Casagrande disse acreditar que o trabalho esteja concluído em até 90 dias.

A estiagem deste ano, conforme levantamento feito pela Emater em Bozano, já provoca perdas próximas de R$ 70 milhões.