Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023

Estiagem causa prejuízos de R$ 63 milhões nas lavouras de Bozano

Relatório da Emater foi elaborado nesta semana e aponta prejuízos nas culturas de soja, milho e na produção leiteira

Estiagem causa prejuízos de R$ 63 milhões nas lavouras de Bozano

O município de Bozano apresenta um cenário atual de crise decorrente do déficit hídrico que atingiu o ciclo cultural das culturas de verão na safra 2022/2023. A partir do mês de agosto houve redução de precipitações, se agravando nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2022 e nos meses de janeiro e fevereiro de 2023.

Do último mês do ano, até esta semana quando o relatório de perdas foi concluído, registrou-se apenas 195mm de chuvas, que foram isoladas e muito irregulares, ocasionando perdas nas lavouras de milho grão, milho silagem e soja, e nas atividades que envolvem a bovinocultura de leite, corte e na piscicultura. Os prejuízos somados ultrapassam a cifra de R$ 63 milhões com perdas superior a 63% no milho grão e de quase 45% nas lavouras de soja e de quase 122 mil litros de leite, na produção agropecuária.

O relatório da Emater aponta que as perdas mais significativas ocorrem nas culturas de soja e milho, extremamente relevantes para a economia do município, onde houve queda na produção e na qualidade do produto em virtude do evento climático. A cultura do milho destinado a produção de grãos já foi quase toda colhida, bem como a do milho destinado a silagem. No entanto, o milho safrinha ainda está em fase de plantio e isto preocupa, pois não há umidade de solo para semeadura e nem previsão de precipitação significativa para o restante do mês; e as lavouras que já estão em
desenvolvimento sentem a falta de água e sofrem com as altas temperaturas. A cultura da soja está na fase reprodutiva, período muito sensível a falta de água e também as altas temperaturas, que ocasionam abortamento de flores, vagens e morte de plantas.

As atividades que envolvem animais também estão sendo prejudicadas, tanto pelo estresse térmico, como também pela falta de água em algumas propriedades, que precisam solicitar ao poder público municipal abertura de bebedouros para a dessedentação animal visto que os reservatórios já estão em baixo nível ou sem água.

O prefeito Renato Casagrande cumpre agenda em Brasília e avaliará os dados apontados pela Emater. Gestor municipal deverá encaminhar decreto de emergência em função dos efeitos da estiagem nos próximos dias.

Veja dados apontados pela Emater de Bozano:

Veja Imagens: