Saúde - Terça-feira, 10 de Janeiro de 2023

SMS de Bozano orienta sobre cuidados no manejo de defensivos agrícolas

Campanha de conscientização será desenvolvida nos meses de janeiro e fevereiro

SMS de Bozano orienta sobre cuidados no manejo de defensivos agrícolas

A Administração Municipal de Bozano, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está divulgando orientações às famílias de agricultores, sobre os cuidados que devem ser tomados quanto ao manejo de defensivos agrícolas. A campanha de conscientização será realizada nos meses de janeiro e fevereiro para que os agricultores tenham orientações e informações para que evitem intoxicações.

A economia do município de Bozano, tem na sua base, a agricultura, portanto é importante que as famílias de agricultores estejam orientadas para garantia da saúde e qualidade de vida, uma vez que no campo, a produção depende da aplicação dos defensivos agrícolas, ressalta a fisioterapeuta Aline Mafalda, que integra a equipe de saúde do trabalhador da SMS de Bozano.

Ela lembra que quando da aplicação dos defensivos, é fundamental a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual(EPIs), para garantia da saúde, especialmente daquele que é o aplicador do produto na lavoura. Destaca que nos dias de aplicação é importante evitar deixar roupas estendidas no varal ou circular do lado de fora da propriedade tendo em vista a propagação do defensivo, conforme a velocidade do vento, assim como, tomar cuidado ao guardar as máquinas utilizadas, para que não seja em local de circulação de pessoas.

Aline Mafalda orienta que as roupas utilizadas pelo aplicador, não sejam higienizadas juntamente com as demais da casa, e sim, sejam lavadas separadamente.

Veja vídeo no link: