Assistência Social - Terça-feira, 06 de Dezembro de 2022

Psicologa da SMS participa de curso de formação para facilitadores em Práticas Restaurativas

Encontro foi realizado em Ijuí

A Psicóloga da Secretaria de Saúde, Simone Costa Beber, participou do Curso de Formação de Facilitadores em Práticas Restaurativas, ministrado por Eloísa Nair de Andrade Argerich e Patrícia Muraro Perondi, promovido pala Conpaz - Centro de Formação de Facilitadores em Práticas e Diálogos Restaurativos, de 28 de novembro a 02 de dezembro de 2022.

O Curso tem como objetivo capacitar e formar Facilitadores de Práticas Restaurativas com ênfase nos Círculos de Construção de Paz para atuarem na prevenção e transformação de conflitos, sensibilizando-os à utilização dos processos circulares nos respectivos espaços institucionais e comunitários, com vistas à melhoria das relações interpessoais.

A formação foi realizada de forma presencial sendo a metodologia ativa desenvolvida com a aplicação de práticas circulares, objeto da capacitação e formação dos alunos. Conteúdos teóricos e orientações práticas, dinâmicas e simulações introduzidos ao longo da programação, a partir de intervenções expositivas dialogadas, da resolução de dúvidas e da partilha de experiências em atividades formativas relacionadas à Justiça Restaurativa, aos Círculos de Construção de Paz Menos Complexos e Práticas e Diálogos Restaurativos, culminando na orientação para a elaboração de um roteiro de desenvolvimento das formações.

A formação foi desenvolvida em dependências do Colégio Evangélico Augusto Pestana em Ijuí.