Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2022

Fechamento da safra de trigo aponta produtividade de 64 sacas por hectare

Levantamento foi apresentado em reunião da comissão municipal de estatísticas agropecuárias de Bozano

Fechamento da safra de trigo aponta produtividade de 64 sacas por hectare

A Emater em parceria com a Coordenadoria de Agricultura de Bozano divulgaram após reunião realizada nessa semana, os dados referentes a colheita das culturas de verão. A reunião realizada pela comissão municipal das estatísticas agropecuárias de Bozano, mostrou o levantamento das produções das culturas.

Em relação ao Trigo, a colheita está encerrada, com área cultivada de 7200 hectares e com produtividade aproximada de 64 sacas/ha. Em relação a Aveia Branca, colheita também encerrada, com área de 800 hectares e produtividade de 3200 Kg/ha.  Em relação ao Milho irrigado, estão sendo cultivados em 205 hectares,  com expectativa de produtividade, até o momento, de 230 sacas/ha.  Já em relação ao Milho de sequeiro para colheita de grãos, área cultivada de 200 hectares e expectativa de rendimento, até o momento, de 90 sacas/ha. O Milho de sequeiro para produção de silagem, com área cultivada de aproximadamente 250ha, e expectativa de rendimento de 25 t/ha.

Houve redução na produtividade esperada inicialmente nas culturas do milho sequeiro, devido ao baixo volume de chuvas  ocorridas em novembro. A redução de produtividade tende a se acentuar se as chuvas não retornarem em breve.

O Mesmo levantamento, a Emater apresentou perspectivas para a safra de Soja. Conforme a estimativa é esperado o cultivo de 13.500 hectares com produtividade de 60 sacas/ha. O plantio da cultura ainda não foi concluído por falta de umidade no solo. Lavouras já semeadas apresentam bom desenvolvimento.