Administração - Segunda-feira, 31 de Outubro de 2022

Alunos conhecem funcionamento da prefeitura em visita de estudos e aprendem a importância da saúde financeira do município

Programas de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha também foram temas abordados na visita

A turma do 5º ano, juntamente com a Professora Daniela e a auxiliar Keila,  realizaram visita  na Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores na última semana em Bozano. A Visita possibilitou complementar o estudo dos objetos do conhecimento do 5º ano no que se refere aos três poderes, enfocando o poder executivo e legislativo. No setor de ICMS da prefeitura, os estudantes aprenderam um pouco mais sobre o funcionamento do setor e como funciona a arrecadação de impostos - de acordo com a legislação vigente.

O Chefe do Setor de Arrecadação/ICMS, Gilson Bauer aproveitou a visita para explicar também o funcionamento do Programa Nota Fiscal Gaúcha e o programa de Educação Fiscal que é desenvolvido nas escolas do município. Os programas, além da educação sobre a importância do combate a sonegação, também contribuem para a arrecadação do município, uma vez que instigam, desde cedo, aos estudantes criarem o hábito do registro do CPF nas notas fiscais de compra nos estabelecimentos do comércio e serviços de Bozano.

Bauer reiterou na fala aos estudantes, que a arrecadação é importante para o desenvolvimento de ações em Bozano, no sentido da promoção ao bem-estar da população; e mais qualidade de vida, citando, por exemplo, obras infra estruturais que influenciam no dia a dia das pessoas. O Programa de Educação Fiscal, ao promover um processo de mudança de valores na sociedade, tem como meta a formação de cidadãos conscientes do seu dever de cumprir as obrigações tributárias e do direito de cobrar a adequada destinação dos recursos provenientes dos tributos arrecadados pelo Estado.

Além disso, Gilson Bauer, responsável pelo setor de ICMS, destacou ainda que o Programa Nota Fiscal Gaúcha redunda em prêmios com sorteios mensais entre os contribuintes inscritos e que colocam o CPF na nota quando da realização de suas compras e instigou os estudantes a terem essa postura de presar sempre pelo combate a sonegação de impostos - por que isso também contribui para o desenvolvimento do município onde vivem.

O Nota Fiscal Gaúcha é um programa que, por meio da distribuição de prêmios, visa incentivar os cidadãos e cidadãs a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras, bem como conscientizá-los sobre a importância social do tributo.