.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.

Cultura - Sábado, 08 de Outubro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Bozano recebe comitiva europeia em Rincão dos Letos

Integrante do Parlamento europeu e professora reitora autoridade em cultura Leta visitaram a localidade que tem descendentes da Letônia


Bozano recebe comitiva europeia em Rincão dos Letos

O Município de Bozano recebeu nesta sexta-feira(7), a ilustre visita de comitiva europeia que está em Ijuí para visitar e conhecer os festejos da ExpoFest Ijuí e também para conhecer a cultura e os costumes da comunidade dos Letos na região. 

Estiveram em Bozano acompanhadas de integrantes da comitiva que veio da Letônia Dace Melbārde. Ela é membro da Nova Unidade e foi ministra da cultura da Letônia de 2013 a 2019.  Eleita em 2019 deputada do Parlamento Europeu, integrando também a ONU. Também visitou a localidade Rūta Muktupāvela, PhD em Teoria da Cultura, Reitora da Academia Letã de Cultura, Presidente do Conselho de Reitores da Letônia, membro chefe do Conselho Nacional de Cultura da Letônia, representante da Letônia no Comitê Intergovernamental da UNESCO para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (2017-2021).

“Trouxemos para Bozano o que há de mais alto no que tange a autoridade da cultura e do parlamento europeu”, disse o médico Edmar Grimberg, integrante do Centro Cultural Leto de Ijuí e que acompanhava a comitiva como interprete. Os visitantes, segundo ele, ficaram impressionados com a localidade - o verde dos trigais, a natureza e a qualidade infra estrutural da localidade  que tem cerca de 40 famílias residindo, das quais pelo menos 14 de descendentes da Letônia. 

Leonir Lúcia Kronberg e o esposo Cirilo Kronberg, foram os anfitriões da visita que teve também a presença do prefeito Renato Casagrande, primeira dama Noeli Amorim Casagrande, o contador responsável pelo controle interno da prefeitura Tárcio Thomas e a secretária de educação, cultura, esporte e turismo Mônica Ceccato Tonel. Puderam mostrar aos visitantes no Centro Comunitário de Rincão dos Letos - o Museu da Imigração Leta, uma referência para a cultura leta em toda a região. Fotos, objetos, escrituras, e um pouco da história da localidade estão ali registradas e conforme Leonir Kronberg, gestora do museu, com um acervo que deverá aumentar - tendo em vista o trabalho de pesquisa que está realizando para incremento  da exposição. 

Logo no início da visita, a comitiva da Letônia, agraciou os presentes com uma bela canção típica daquele País que enfatiza a importância da proteção e dos bons ventos para atingir os objetivos. A viagem foi de conhecimento para os integrantes, mas quem ficou tocado e emocionado foram os anfitriões. “É algo que toca o coração da gente, pois passa um filme em nossa cabeça ao lembrarmos de nosso País de origem e de nossos ancestrais”, disse Leonir Kronberg, após ouvir entoado a quatro vozes o hino nacional da Letônia. 

Edmar Grimberg fez questão de transmitir ao prefeito Casagrande o que diziam os Letos reiterando pedido para que o Museu da Imigração tivesse um espaço maior na localidade para acondicionar de melhor forma todo o seu acervo - e ouviu do chefe do Executivo o compromisso de que já há um planejamento para que isso ocorra e dentro das possibilidades do município, será realizado. “É de extrema importância para a família Kronberg fazer um museu maior, um museu com maior expressão por que aqui ainda se cultiva as tradições e se preserva a história da nossa imigração para o Brasil”, disse Grimberg.

A comitiva agraciou o prefeito Casagrande e Leonir Kronberg com mimos trazidos direto da Letônia.

Leonir Lúcia Kronberg que atua a cerca de 46 anos na comunidade contou que no Rincão dos Letos se formou a 2ª colônia Leta do Brasil e também na localidade foi constituída a 1ª Escola Leta do Rio Grande do Sul e a primeira escola do interior de Bozano. Disse ainda que os primeiro imigrantes Letos chegaram ao Brasil em 1891 e em 1892 a partir da informação de Janis Udre e outros imigrantes de que aqui tinha terra boa, clima era bom para o cultivo e tinha muita água um número maior de imigrantes chegou. 

O Museu da Imigração Leta está localizado em Rincão dos Letos, distante 15 quilômetros da sede do município de Bozano. A exposição está em uma sala que funciona no Centro Comunitário da localidade.  A deputada da Letônia Dace Melbārde aproveitou a cancha do Centro Comunitário para conhecer e experimentar o jogo de Bochas.

Veja Imagens:

 

255 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
URM - 2022

R$ 6,40

.
URM - 2023

R$ 6,75

.
.

Prefeitura Municipal de Bozano - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.