Saúde - Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022

Bozano é agraciado com o selo de reconhecimento como Município Amigo da Vacina

Distinção faz referência ao trabalho desenvolvido para atingir metas de vacinação contra a Pólio e a Covid-19

Bozano é agraciado com o selo de reconhecimento como Município Amigo da Vacina

A Administração Municipal de Bozano, foi reconhecida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul sendo titulado com o selo de destaque como “Município Amigo da Vacina”. A homenagem ao município de Bozano se dá devido ao esforço e empenho dos Administração Municipal, por meio dos trabalhadores da Secretaria da Saúde pelo empenho prestado à população na imunização de crianças e adolescentes contra a Poliomielite e a Covid-19.

O selo de destaque e reconhecimento pode ser acessado neste link: https://bit.ly /selopolio, e está disponível para download e utilização nas plataformas digitais oficiais e locais físicos de acesso e visualização da comunidade do Município.

O oficio circular encaminhado ao Executivo municipal é assinado pelo Procurador Geral de Justiça Marcelo Lemos Dornelles e por Luciana Cano Casarotto Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões. A secretária da saúde Michele Sandri atribuiu a distinção conferida pelo MP-RS ao Município de Bozano, ao incansável trabalho dos servidores da saúde, em especial, as Agentes Comunitárias de Saúde(ACS). “Nós enquanto trabalhadores da saúde ficamos imensamente gratos pelo reconhecimento. E devemos esse selo ao intenso trabalho em equipe que realizamos. As ACS tem fundamental importância no alcance dessa meta, pois é elas que  vão até cada domicílio fazer o chamamento aos pais, para que tragam seus filhos para a vacinação”, disse. “Muito gratificante, trabalho árduo de muitas mãos. Agradeço em nome de toda equipe de saúde pelo reconhecimento”, completou.

Os números mostram os motivos pelos quais Bozano recebe a homenagem e reconhecimento do Ministério Público. Na vacinação preventiva a Poliomielite, o município de Bozano atingiu 123,53% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, aplicando 105 doses do imunizante preventivo a paralisia infantil. O público alvo estimado de 1 a 5 anos incompletos é de 85 indivíduos para o município de Bozano.

Leia o que diz o OFÍCIO-CIRCULAR Nº 42/2022/GABPGJ

É com grande satisfação que, em reconhecimento à zelosa e profícua atuação da gestão pública municipal na cobertura vacinal infantojuvenil, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado, agracia Vossa Excelência com o Selo de destaque e reconhecimento pelo esforço e empenho prestado à população local na imunização de crianças e adolescentes contra a poliomielite e Covid-19. Honra a Instituição prestar homenagem dessa natureza em reconhecimento ao trabalho de sensibilização articulado e planejado com os órgãos do Estado, a partir dos territórios municipais, direcionados à qualificação dos indicadores vacinais de crianças e adolescentes. Ações dessa magnitude, sem dúvida, somente são concretizadas pela união de vontades e atuação conjunta dos órgãos de proteção comprometidos com a saúde e qualidade de vida daqueles que, com absoluta prioridade, merecem amparo efetivo e qualificado de seus direitos, em especial os atrelados à vida e à saúde. O selo de destaque e reconhecimento pode ser acessado neste link: https://bit.ly /selopolio, e está disponível para download e utilização nas plataformas digitais oficiais e locais físicos de acesso e visualização da comunidade de seu Município.

Ao ensejo, reiteramos cordiais saudações.

MARCELO LEMOS DORNELLES, Procurador-Geral de Justiça.

LUCIANA CANO CASAROTTO, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões.