Administração - Terça-feira, 16 de Agosto de 2022

Consulta Popular tem fase de elaboração das propostas

Votação ocorrerá entre os dias 14 e 23 de novembro

Consulta Popular tem fase de elaboração das propostas

Está em andamento a fase de discussão nos Conselhos Municipais de Desenvolvimento as propostas que deverão integrar a Consulta Popular deste ano. A Consulta 2022-2023 foi lançada em julho em ato realizado na biblioteca Mário Osório Marques da Unijuí com representação dos 11 municípios que integram o Corede do Noroeste, dentre estes Bozano, e na oportunidade foi divulgado que o Estado destinará R$ 50 milhões para os projetos mais votados, sendo que para a região do Corede do Noroeste serão destinados R$ 1.571,428.

Neste ano, o projeto mais votado no Estado terá um pluss de R$ 1 milhão e para os projetos que se colocarem entre o 2º e 9º lugar, o adendo de valores será de R$ 500 mil. A votação nos projetos da Consulta Popular acontece entre os dias 14 e 23 de novembro de forma virtual, assim como ocorrera na Consulta Popular de 2021.

Neste ano também será possível a população participar com sugestões de projetos, por meio do aplicativo Colab. As propostas deverão ser enviadas até o dia 16 de setembro para serem avaliadas nas chamadas “mini assembleias” regionais a serem realizadas a partir de 16 de setembro. A cédula de votação terá cinco propostas, sendo que as três mais votadas serão contempladas com os recursos a serem destinados pelo Estado. Nas regiões coredianas 5 propostas serão apresentadas para apreciação da comunidade eleitora nos segmentos de Agricultura, Meio Ambiente, Turismo, Obras, Cultura, Transporte, Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologias e Trabalho e Renda.

Acessando o link https://planejamento.rs.gov.br/consulta-popular a população poderá cadastrar sugestões de propostas a serem inseridas na discussão sobre a formatação da cédula de votação da Consulta Popular.