Administração - Terça-feira, 16 de Agosto de 2022

Contagem populacional começa em Bozano com Censo do IBGE

Recenseadores iniciaram trabalho por localidades do interior

Contagem populacional começa em Bozano com Censo do IBGE

Desde a última semana, recenseadores contratados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) estão trabalhando na compilação dos dados referentes a contagem populacional com a realização do Censo Demográfico de 2022 em Bozano.

O trabalho, conforme informou o coordenador censitário do IBGE Lucas Dornelles, iniciou pelo interior onde os três recenseadores contratados estão atuando. O trabalho de campo é feito por Marco André Kirchner que iniciou o trabalho em setor da localidade de Rincão das Figueiras. Cassia Zucolloto Megolaro está fazendo o recenseamento nas localidades de linhas 10 e 11 e Dillaine Dambros Soares iniciou os trabalhos no Rincão da Lage.

“São três setores censitários no município com visitas para aplicação de dois tipos de questionamento em Bozano”, disse Dornelles.

Ele explica que o questionário básico tem menos questões e por isso poderá ser respondido em até 10 minutos pelos moradores. Já o questionário da amostra que é mais amplo levará mais tempo para obtenção das respostas com período entre 20 e 30 minutos para sua conclusão. “50% dos domicílios de Bozano, irão responder a este questionário”, observou Lucas Dornelles.

O morador Rudi Ochs foi um dos primeiros a responder ao Censo no interior de Bozano.

As indagações são a respeito de Característica dos moradores, trabalho, rendimento, deslocamento para estudo e trabalho questões sobre mortalidade e fecundidade, além de outros. Neste ano a novidade é que no Censo há questões sobre deficiência e autismo.

O coordenador ressaltou ser importante a população do interior e da cidade receber bem os recenseandores e por isso o IBGE tem a preocupação de garantir a segurança para os informantes(moradores).  Existem, segundo ele, formas que os moradores podem utilizar para confirmar se as pessoas realmente são recenseadores do IBGE. As três pessoas que atuam no município estão utilizando coletes do IBGE, crachá com um QRCode que se escaneado leva o usuário direto para site do IBGE onde poderá confirmar a identidade do recenseador. Outro dado importante é que não há utilização de papel. Todos tem um smartphone para o cadastro eletrônico dos dados.

“É Importante a população participar e responder aos questionários. Estes poucos minutos que o morador dedica para responder ao censo será muito importante para que o IBGE possa ter um retrato verdadeiro do município de Bozano que servirá para o planejamento de ações seja na área pública ou privada nos próximos anos”, destacou o coordenador.

Abaixo, a identificação dos recenseadores que estão atuando em Bozano: