Administração - Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

IPTU de Bozano poderá ser parcelado em até 3 vezes

Carnês começam a ser entregues na casa dos contribuintes na semana que vem

IPTU de Bozano poderá ser parcelado em até 3 vezes

Os carnês de IPTU de 2022 começam a ser entregues na semana que vem na casa dos contribuintes de Bozano, confirmou nesta quinta-feira(11) a secretária de administração Caroline Mastella. Neste ano, há duas novidades atinentes a taxa de recolhimento do lixo e também ao parcelamento do tributo.

A secretária explicou que em 2021, devido a obrigações tributárias, foi feita a adição de uma lei para que a população passe a contribuir com os valores para o pagamento da taxa de lixo e salientou que para atender a esta necessidade de saúde pública(recolhimento dos resíduos de lixo), o município vem investindo anualmente em torno de R$ 100 mil.

Explicou que a taxa de recolhimento do lixo considera a metragem do imóvel cadastrado, ou seja, com base no fator de capacidade contributiva, os valores referentes a taxa foram adequados de acordo com o tamanho do imóvel cadastrado, seja com construção ou apenas o terreno.

Nesta semana, ocorreu uma reunião na Câmara de Vereadores, onde a secretária explicou como se dará a cobrança para vereadores e integrantes da comunidade que participaram do encontro. 350 carnês passam a ser entregues na próxima semana na casa dos contribuintes, com exceção daqueles que não residem em Bozano. “Estes estamos pedindo que venham até a prefeitura para retirar o carnê”, disse Caroline Mastella. Sobre os valores do IPTU também na reunião realizada na Câmara, explicou como é feito o calculo que gera o valor do Imposto. "São vários fatores e há peculiaridades nesta questão, por isso os valores diferentes entre um imóvel e outro".

Outra novidade é o pagamento do tributo de forma parcelada. A parcela mínima deverá ser de R$ 50 e para quem optar pelo parcelamento, a primeira parcela vence na mesma data de vencimento da cota única em 12 de setembro. Outras duas parcelas deverão ser pagas em 10 de outubro e 10 de novembro.

Para 2023, há a previsão de um novo recadastramento de imóveis - para que eventuais adequações nos valores do tributo municipal possam ser procedidas. Também será estudado um desconto para o contribuinte que optar pelo pagamento a vista do IPTU.